comprando uma TV que dure
Tecnologia

Como escolher uma TV para que dure muitos anos

Comprar uma TV requer muito cuidado, porque há no mercado uma grande variedade de modelos que possuem diferentes funções que, geralmente, o consumidor desconhece ou não sabe exatamente para que serve. Por esse motivo, nada melhor do que procurar todo tipo de informação, para poder escolher aquele modelo que vai ser perfeito para a sua casa.

Na hora de decidir comprar uma nova TV, surgem todas as dúvidas ao mesmo tempo: tela de quantas polegadas? É melhor curva ou plana? Que funções vou utilizar ou preciso ter? Qual é o preço que o meu orçamento permite pagar? E por aí vai.

Por isso, é sempre melhor procurar toda a informação possível sobre as novas tecnologias e diferentes opções que as marcas oferecem, para poder tomar a decisão correta. É importante checar a página web de cada marca, onde você poderá encontrar toda a informação sobre cada modelo de TV dessa marca. Mas você sabe exatamente para que serve cada função e o que significa HDR, OLED ou HDMI?

Procurando uma Smart TV

Hoje em dia quase todos os novos modelos são Smart TV. Esse tipo de aparelho permite que você possa se conectar à internet e veja na tela aquilo que geralmente você vê no computador ou no celular: vídeos de Youtube, redes sociais como Facebook ou Twitter. Além disso, se você é amante das series da Netflix, poderá assistir na TV.

smart tv

Mais ainda: tendo uma Smart TV você poderá assistir canais de TV de outros países via internet, projetar na tela da TV aquelas fotos que estão no seu smartphone ou na tablet e até fazer pesquisas no Google, numa tela maior!

Porém, se você não é uma pessoa que viva ligada às redes sociais ou que não costuma assistir séries ou simplesmente é um usuário da TV aberta ou TV a cabo, não será necessário comprar uma Smart TV. 

Escolher uma TV 4K, Full HD ou 4K HDR?

É muita informação, não é? Mas é preciso entender o que significa cada categoria, para poder escolher o modelo adequado para você. Em primeiro lugar, é bom esclarecer que as TVs HD são as que possuem 720 pixels. As FullHD, 1080 pixels e as 4K, 4000 pixels. Ou seja, quanto mais pixels, melhor resolução.

  1. HD = significa em inglês ‘High Definition’, ou seja, alta definição de imagem.
  2. HDR = significa “High Dynamic Range”, o que quer dizer alto alcance dinâmico, que se traduz em quantidade de luz de variadas intensidades.

Resumindo: evidentemente que, quanto mais quantidade de pixels, melhor a imagem. Mas também é fundamental o tamanho da tela, porque se for de 32 polegadas, não será necessária uma grande quantidade de pixels e sim uma tela de 55 polegadas! 

Realmente importante é a qualidade de imagem, por isso, deve-se prestar atenção ao HDR, que oferece uma imagem com cores mais vivas, maior contraste e mais brilho.

tecnologia

O tamanho da tela é importante?

Sim, o tamanho é realmente importante e vai depender do ambiente onde você for colocar o aparelho e da distância entre a TV e o lugar onde você estará sentado para assistir. Evidentemente não é recomendável comprar uma TV de 55 polegadas se você ficará a menos de dois metros de distancia!

Existe uma tabela que ajuda a definir o tamanho ideal de acordo à distancia onde estará sentado o espectador:

  • de 32 polegadas = 1 metro a 1 ½ metro
  • entre 32 e 50 polegadas = 1 ½ metro a 2 metros
  • entre 43 e 55 polegadas = 2 a 3 metros
  • mais de 60 polegadas = 3 a 4 metros

Uma dica importante é não colocar a TV num lugar muito justo, porque o aparelho precisa ‘respirar’. É bom deixar alguns centímetros de cada lado livres para isso.

Tela plana ou tela curva?

É tudo questão de gosto. Um aparelho com tela plana oferece uma excelente visão desde qualquer ângulo. Já uma TV com tela curva é para assistir de frente, porque se você for assistir inclinado para um dos lados, a definição já não será a mesma por causa das pontas dobradas.

Tendo em conta todas estas dicas, você poderá escolher o melhor modelo para a sua casa e ter a tranquilidade e a certeza de estar comprando a TV ideal.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *