melhorando o sinal do wi-fi
Tecnologia

Melhore o sinal Wi-Fi com 5 dicas interessantes

Hoje você vai ver 5 dicas para melhorar a intensidade do sinal no escritório e em casa, mesmo que o roteador esteja um pouco mais distante. Afinal, quem mora em uma casa ampla ou trabalha em um escritório com várias divisórias pode perceber o sinal mais fraco em determinados pontos do ambiente.

Nesse artigo, listamos algumas dicas que você pode considerar para melhorar o sinal do Wi-Fi no ambiente em que vive. Desde o uso de equipamentos mais novos até senhas mais seguras, tudo pode contribuir para que a sua conexão seja mais estável.

Começaremos pela mais fácil e previsível:

1 – Tente uma melhor posição para o roteador

Pode parecer óbvio que isso prejudica a conexão, mas muita gente ainda deixa o roteador escondido, atrás de caixas ou em um canto discreto.

O ideal é colocá-lo na parede, com as antenas apontadas perpendicularmente, e no ponto mais alto possível. Prefira ainda deixá-lo no ponto mais central do ambiente, para que o sinal possa se propagar igualmente para todos os lados. Se o ponto de internet for muito distante do local ideal, considere estender cabos para que ele possa ser melhor localizado.

2 – Considere usar um repetidor de sinal

O repetidor de sinal recebe o sinal de Wi-Fi e repete-o para todos os dispositivos mais próximo. Existem versões do aparelho que se conectam via cabo aos roteadores e há outras que se conectam via wireless. O valor dos modelos varia de acordo com sua capacidade.

repetidor internet

O repetidor de sinal é muito indicado para ambientes nos quais haja mais de um andar ou residências e escritórios muito amplos, com múltiplos cômodos e paredes divisórias. Sem dúvida, é um investimento baixo e capaz de trazer ótimos resultados.

3 – Invista na segurança e evite brechas

Utilize senhas seguras em seu roteador e assim não deixe que pessoas próximas aproveitem para usar a sua internet de graça.

Mais pessoas navegando tornam a banda limitada para aqueles que realmente precisam trabalhar. Portanto, adote sistemas de autenticação nos quais apenas os dispositivos que realmente estão sendo utilizados para serviço possam ser conectados. Isso garante uma banda maior para todos.

4 – Atualize seus aparelhos constantemente

Mais um problema que gera brechas de segurança é o fato de os roteadores não serem atualizados com frequência. Esses dispositivos contam com um firmware, um software cujas informações podem receber melhorias de segurança e atualizações constantes.

velocidade da internet

Em alguns modelos, é possível deixar o seu aparelho programado para receber e instalar essas atualizações automaticamente. Outra opção é programar-se para checar se há atualizações a cada 15 dias. Reforçando o conselho da quarta dica, feche as brechas de segurança possíveis e evite também que dados da sua empresa fiquem expostos.

Reinicie o roteador todos os dias

O roteador é um equipamento de uso contínuo e isso pode provocar superaquecimento, o que compromete o seu desempenho. O melhor conselho é desligá-lo no período da noite, ligando-o novamente pela manhã, no dia seguinte. Isso fará com que a conexão seja sempre renovada.

Além de garantir uma vida útil maior para o seu equipamento, essa também é uma maneira de economizar energia. Sabe aqueles momentos do dia em que reiniciar o modem resolve? O princípio aqui é exatamente o mesmo. Adote essas técnicas para ter um uso de internet com menos problemas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *