Educação

Matérias que deveriam ensinar nas escolas

O mundo está em constante evolução, e em muitos países como o nosso, o sistema educacional não acompanha as necessidades da vida atual. Parte do que era ensinado há 10 anos atrás pode estar obsoleta e ser uma perda de tempo, dinheiro e energia para o país. No artigo de hoje, veremos algumas matérias atuais que poderiam ser ensinadas nas escolas.

A ideia deste artigo é apresentar sugestões de matérias muito úteis para a atualidade, que formariam uma base para maiores voos profissionais. Logo após essa educação básica, um ensino técnico especializado e aprofundado é fundamental para a formação de um bom profissional, que atenda às necessidades do exigente mercado de trabalho atual.

educação

Nutrição – Com a péssima alimentação que vem sendo adotada por boa parte da população, é urgente o ensino de uma alimentação saudável, incluindo conhecimentos sobre nutrientes e composição dos alimentos.

Inteligência emocional – Cada vez mais jovens estão se isolando no mundo virtual e percebemos uma geração fraca, que não suporta sofrimentos emocionais. Isso acontece porque por causa do isolamento e da falta de educação emocional.

Criatividade e inovação – Novas ideias são necessárias em um mundo que exige inovação e criatividade. Soluções para um mundo mais sustentável, por exemplo, serão cada vez mais cobradas.

Convivência e valores – Também por conta do isolamento, muita gente acaba perdendo valores importantes e deixa de ter a capacidade de conviver em sociedade. Podemos perceber essa deficiência no ódio e na falta de educação que imperam na internet. É necessário corrigir essa situação com uma política educacional mais eficiente.

Palestra – Embora muitos amem falar sobre si mesmos, quando precisam apresentar alguma ideia importante, a timidez sempre aparece. Podemos perceber isso em jovens que falam demais nos seus grupos de amigos, mas não são capazes de apresentar um trabalho para toda a classe. A oratória é uma habilidade necessária para os novos tempos.

Vendas – Vender um produto ou uma ideia é fundamental para quem quer se posicionar, e essa é uma habilidade muito apreciada atualmente.

Meditação e felicidade – Existe uma pressa e uma agitação típicas da modernidade, que estão deixando as pessoas doentes com tanta falta de tempo. Respirar fundo, meditar e buscar a felicidade interior pode ser uma das novas matérias.

Inteligência financeira – O consumismo desenfreado cria uma geração ansiosa e endividada. É importante aprender desde cedo alguns conceitos para uma vida financeira saudável.

O que achou dessas matérias? Qual você adicionaria e qual excluiria? Deixe sua opinião nos comentários no fim deste artigo.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *