Educação / Quadrinhos

Educar através da ação e dos exemplos. O que você acha disso?

É interessante saber que o Brasil é o 2º país com pior nível de aprendizado. Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. O Brasil tem o segundo maior número de estudantes com baixa performance em matemática básica, ciências e leitura em uma lista de 64 países de todo o mundo.

Mas o que fazer para melhorar a educação em nosso país? Atitudes valem mais que palavras e na educação não pode ser diferente. Veja esse quadrinho:

o-poder-do-exemplo-interessante-saber

Quadrinho por Altair, parceria com o Satirinhas.

Desde os primeiros anos de vida, as crianças aprendem demais com o que estão vendo à sua volta, mas o poder dos exemplos e das ações continua formando toda a personalidade e interferindo no aprendizado durante toda a vida. Várias coisas ruins vistas na televisão e na internet têm poder de penetração maior do que a matéria escrita em um quadro. O motivo é que, com as novas tecnologias, fica muito mais fácil visualizar tudo na prática. É possível obter uma melhora na educação com um maior uso do audiovisual e novas ações de integração da teoria escolar com atividades práticas.

O sistema educacional e os problemas sociais

No sistema atual, os alunos ficam presos em sala de aula a uma didática antiga onde, para eles, o objetivo é apenas conseguir nota para passar de ano.

Muitas pessoas vão para a escola com a cabeça nos problemas da realidade em que vivem (violência, pobreza, falta de transporte adequado, saneamento, entre outros). Encher a sala com alunos cheios de necessidades não é a única saída para melhorar a educação. Governo, iniciativa privada e sociedade devem trabalhar para melhorar as condições de vida das pessoas e também criar trabalhos integrando matérias com a realidade de cada um. A escola deve ser usada como um instrumento real de inclusão social onde o aluno possa sentir que não luta apenas por uma nota ao fim de determinado período, mas que luta por uma vida melhor e que cada conteúdo ensinado será importante em algum momento.

_________________________________

O que você acha que pode ser feito para melhorar a educação? Conhece algum bom exemplo onde você vive? Sabe de problemas que devem ser resolvidos? Comente abaixo ou entre em contato para sugestões no e-mail: contato@interessantesaber.com.br .






Comentários

Giovanna
3 de maio de 2019 at 18:32

Eu tinha ed.financeira.Ano passado fizemos venda,a gente tinha um projeto financeiro,vendiamos coisas e depois compravamos uma coisa legal,no fim do ano



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *