Quais cores os cães enxergam?


cães enxergam

É interessante saber que os cães enxergam as cores de maneira limitada, não tão variadas e vivas como nós, humanos. Por isso, pode ser difícil para seu cãozinho encontrar aquela bolinha vermelha no meio do gramado verde. Para entender melhor, vamos nos basear na explicação científica dada por Santley Coren

Santley Coren

Santley Coren
Santley Coren
Loading...

Stanley Coren é um escritor, professor doutor de psicologia e um pesquisador neuropsicólogo norte-americano. Ele é o autor do conhecido livro A Inteligência dos Cães, traduzido em 26 idiomas.

Quais cores os cães enxergam?

Loading...

O professor e estudioso explica que os olhos das pessoas e dos cães contêm células especiais, denominadas de “cones”, que têm a função de capturar e reagir à luz, ou seja, de ver as cores. Os cães têm menos cones que os humanos e por isso não enxergam cores com tanta intensidade. O segredo da visão colorida, entretanto, não está apenas na existência dos cones, mas em sua variedade, pois cada tipo de cone reage a uma onda de luz diferente.

Loading...

Os humanos possuem três tipos de cones que permitem ver o mundo bem colorido (visão tricomática). Quando há ausência de um desses cones, a pessoa deixa de enxergar toda a variedade de cores e passa a ver em tonalidades diferentes, é o caso do daltonismo. É isso que acontece com os cães, pois eles têm apenas dois tipos de cones e por isso sua visão é dicromática.

Os cones presentes em nós são: verde, vermelho e, azul. Já nos cães, estão presente os cones das seguintes cores: violeta (que para nós é o azul) e o, amarelo esverdeado (que para nós é o vermelho), os cones verdes são ausentes.

visão dos cães

Em vez de ver as cores do arco-íris como laranja, amarelo, verde, azul e violeta como os humanos, os cães enxergam as seguintes cores: preto, amarelo escuro (mais ou menos um marrom), amarelo claro, cinza, branco, azul claro, azul escuro. Basicamente os cachorros podem ver as cores do mundo em amarelo, cinza e azul. Dependendo da combinação, cinza escuro ou preto.

Loading...

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais: Curiosidades