prisão
Curiosidades

Existe um grave problema nas prisões da Holanda

Existe um grave problema nas prisões da Holanda, que a maioria dos países do mundo também gostariam de sofrer. Lá, existe uma crise penitenciária, já que sobram celas e faltam condenados. Vamos saber mais sobre essa situação?

Veja também: O que foi a Via Egnácia? Veja algumas curiosidades.

Existe um grave problema nas prisões da Holanda

A população carcerária holandesa foi reduzida em 43% nos últimos 10 anos, 19 prisões foram fechadas, e mais deverão ser desativadas ao longo do tempo, obedecendo a um decréscimo agudo da população carcerária.

Há 10 anos atrás, quando a Holanda tinha uma das maiores populações carcerárias da Europa. Hoje, a proporção é de 57 pessoas por cada 100 mil habitantes, comparada a 148 por 100 mil no Reino Unido e 193 no Brasil. Mas o que aconteceu?

prisões

Os programas de reabilitação não foram a única razão para o declínio de 43% no número de pessoas atrás das grades na Holanda – que era de 14.468 em 2005 e caiu para 8.245 em 2015.

O ano de 2005 foi o auge da população carcerária e especialistas acreditam que o salto se deu pelo aumento na segurança do principal aeroporto de Amsterdã e pela consequente explosão na prisão de “mulas” carregando cocaína. Mas, como explica Pauline Schuyt, professora de direito criminal, a polícia mudou suas prioridades.

“Eles mudaram o foco das drogas para concentrar esforços no combate ao tráfico humano e ao terrorismo”, explica.

Juízes holandeses também vêm aplicando cada vez mais penas alternativas à prisão, como trabalhos comunitários, multas e monitoramento eletrônico.

Uma nova visão sobre as prisões

Angeline van Dijk, diretora do serviço penitenciário da Holanda, diz que o encarceramento tem se tornado algo mais aplicado para casos de criminosos de alta periculosidade ou para detentos em situação vulnerável, que podem se beneficiar dos programas disponíveis.

“Às vezes é melhor que pessoas fiquem em seus empregos e suas famílias, e que cumpram a pena de outra forma”, explica Van Dijk. “Como temos penas mais curtas e uma taxa de criminalidade em queda, isso está levando a celas vazias”, conclui a diretora.

Oficialmente, crimes caíram 25% na Holanda desde 2008, mas há quem alegue que isso é resultado de maiores problemas em registrar queixas – um efeito colateral do fechamento de delegacias, como parte de pacotes de cortes de gastos públicos.

O que você acha dessa situação? Uma política parecida poderia ser aplicada no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

—————————————-

Com informações da BBC.

 

 

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *