Descubra quais são as 8 maiores religiões do mundo


Maiores religiões

É interessante saber que existem diversas doutrinas espalhadas pelo mundo, o que torna muito difícil especificar exatamente o número de religiões existentes no planeta. Porém, segundo diversos dados, é possível apontar quais são as maiores religiões do mundo em número de praticantes. É isso que você vai descobrir no artigo de hoje!

Veja também: Um cubo misterioso que guarda algo muito sagrado para uma religião.

Descubra quais são as 8 maiores religiões do mundo

A maioria das religiões buscam formas de conectar o ser humano com algo sagrado, que inspira e motiva a humanidade para realizar as melhores práticas. Sendo assim, a intolerância e o preconceito não devem fazer parte de nenhuma doutrina, já que o ser humano busca viver feliz em sociedade. Vamos descobrir agora quais são as 8 maiores religiões do mundo.

8. Espiritismo (estimativa: 13 milhões de adeptos)

Espiritismo

Não é exatamente uma religião, mas entra na lista. A base da doutrina é formada pela sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação. O Espiritismo surgiu na França e ganhou popularidade no mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). No Brasil, 1,3% da população é espírita, o que a torna a maior comunidade espírita do mundo.

7. Judaísmo (estimativa: 15 milhões de adeptos)

Judaísmo

Hoje em dia, a maior parte dos judeus vive em Israel e nos Estados Unidos, país para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, representam apenas 1,7% da grande população norte-americana. Na Argentina, os judeus são 2% da população.

6. Sikhismo (estimativa: 20 milhões de adeptos)

Sikhismo

Mesmo que seja pouco difundido, o Skhismo é a sexta maior religião do mundo. Essa doutrina, fundada no século XVI, é monoteísta e se baseia nos ensinamentos do Guru Nanak, seu fundador. Essa religião nasceu na província de Punjab, na Índia, e a maioria de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

5. Budismo (estimativa: 376 milhões de adeptos)

Budismo

Essa religião é baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.) e busca a plena realização da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).

4. Religião tradicional chinesa (estimativa: 400 milhões de adeptos)

Religião tradicional da China

“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos dessa religião mesclam credos e práticas de várias doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, é seguida por cerca de 6% da população mundial.

3. Hinduísmo (estimativa: 900 milhões de adeptos)

Hinduismo

O hinduísmo é baseado nos textos Vedas e abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. 80% da população da Índia e do Nepal seguem o hinduísmo. Eles possuem o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat, depois convertido em mosteiro budista , que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.

2. Islamismo (estimativa: 1,6 bilhões de adeptos)

Islamismo

Segundo projeções, daqui vinte anos, os seguidores do islamismo serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Além disso, França e Bélgica se tornarão mais de 10% islâmicas.

1. Cristianismo (estimativa: 2,2 bilhões de adeptos)

Cristianismo

Apesar do crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo. Mas é importante ressaltar que seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. É também interessante notar que o lugar onde o cristianismo mais cresceu no último século foi a África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos. O Brasil é o segundo país no mundo com maior número de cristãos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais: Curiosidades