Como e por que camaleões mudam de cor?


Camaleões

Você já parou para pensar em como e por que camaleões mudam de cor? Acho que você não é o único a se fazer essa pergunta.

Durante muito tempo, a curiosa mudança de cores dos camaleões intrigou a ciência. Muitos estudiosos pensavam que essa habilidade era manifestada pela coleta de pigmentos dispersos de cores dentro das células desses animais. Porém, as mais recentes descobertas científicas indicam que camaleões, na verdade, possuem uma espécie de “espelho seletivo”, feito de cristais. Vamos saber mais com o conteúdo da BBC News.

Veja também: Amizades inusitadas entre animais e frases para inspirar seu dia.

Como camaleões mudam de cor?

Para a BBC, o tratador Nick Reynolds, do Zoológico de Chester, na Inglaterra, explicou que são “células refletoras com nanocristais”. Tais células são como pequenos prismas, de diferentes formas e cores, que os camaleões conseguem reorganizar, de modo a refletis diferentes comprimentos de onda de luz. Entenda um pouco melhor:

Dessa maneira, esses animais produzem cores de duas formas: suas células cheias de pigmentos produzem cores escuras e quentes;  já as cores claras vêm da luz refletida dos nanocristais.

Por que camaleões mudam de cor?

Se você acha essa habilidade curiosa, também vai achar o mesmo da sua utilidade, que vai muito além de simplesmente se camuflar nos ambientes selvagens.

O objetivo dessa mudança de cor é se destacar e não se esconder, já que os camaleões utilizam a habilidade para atrair fêmeas e sinalizar a adversários que estão “prontos para a briga”.

Um exemplo curioso é o Camaleão-Pantera de Madagascar, que mudam completamente de cores (às vezes de verde a amarelo brilhante) quando avistam um parceiro sexual ou um adversário na disputa por territórios.

————————————————-

Curtiu o conteúdo? É sempre bom saber um pouquinho mais sobre diversos assuntos e essa é a missão do Interessante Saber!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais: Curiosidades