Mecher ou mexer
Dicas de Escrita

Mecher ou mexer. Como é que se escreve corretamente?

É interessante saber que língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, cheia de regras, exceções e particularidades. Sendo assim, as questões de Português acabam sendo a grande dificuldade para muita gente em diversas provas e exames. Para dar uma forcinha, selecionamos algumas dúvidas simples para ajudar quem quer escrever corretamente.

Hoje vamos descobrir qual é a forma correta de escrever: mecher ou mexer?

Veja também: 120 pegadinhas da língua portuguesa que podem te derrubar em concursos públicos.

Mecher ou mexer. Como é que se escreve corretamente?

Mecher ou mexer

A palavra mecher não existe, então:

forma correta de escrita da palavra é mexer.

Frequentemente utilizado, o verbo mexer pode possuir vários significados. Fica fácil errar porque a consoante X pode assumir o valor de CH quando aparece no princípio ou no meio da palavra, como em mexer.

Algumas regras definem quando devemos usar X ou CH. A regra no caso de mexer indica que devemos usar o X nas palavras após a sílaba inicial ME, exemplos: mexer, mexido, mexeriqueira, mexicano, mexedor, mexilhão, entre outros.

O divertido vídeo a seguir por te ajudar a fixar o conteúdo e não esquecer mais. Assista:

Originário da palavra em latim miscere, o verbo mexer se refere ao ato de revolver o conteúdo de algo; colocar em movimento, tirando do lugar; rebolar o corpo; tocar com as mãos; ter algo como ocupação; fazer referência a algo; provocar; paquerar ou brincar com uma pessoa; provocar alterações; se apressar; entrar em ação e de causar tristeza ou transtorno.

Dessa maneira, mexer é sinônimo de revolver, mover, remexer, remover, movimentar, rebolar, requebrar, tocar, bulir, ocupar-se, trabalhar, implicar, provocar, namoricar, zombar, alterar, agir, apressar-se, abalar, afetar, entre outros.

Com base no conteúdo de Dúvidas Dicio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *