as células que morrem por último quando falecemos
Curiosidades

Descubra quais são as células que morrem por último quando falecemos

Algumas curiosidades despertam o interesse e podem ser uma informação curiosa para compartilhar com os amigos. Por exemplo, quais células morrem por último quando deixamos de viver? A reposta tem a ver com o oxigênio, fundamental para o funcionamento do corpo humano. 

Quais são as células que morrem por último quando falecemos

as células que morrem por último quando falecemos

Já que o corpo humano depende de oxigênio, as últimas células a morrer são as que menos precisam dele: as epiteliais da córnea.

Existem duas explicações para que essas células dependam menos do oxigênio. A primeira é que, na córnea, as células quase não são irrigadas por vasos sanguíneos e são eles os responsáveis por levar o oxigênio a todas as células do corpo. A segunda é que as células da córnea estão em contato direto com o ar atmosférico, o que facilita a sua oxigenação. Graças a essa capacidade de “remediar a morte”, as córneas de uma pessoa morta podem ser retiradas até seis horas depois do falecimento e ser transplantadas com sucesso.

Neurônios podem morrer antes mesmo do seu dono

Os neurônios podem morrer antes do seu próprio dono. Isso porque eles necessitam de tanto oxigênio que, se uma pessoa ficar apenas alguns minutos sem respirar, já pode ficar com danos irreparáveis no cérebro e perder funções como a fala ou os movimentos.

 

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *