pé rapado
Curiosidades

Entenda a origem da expressão pé rapado

Você já deve ter ouvido a expressão “pé rapado”, que se refere aos pobres de bens materiais.

Dizemos pobres de bens materiais, pois existem pobres de dinheiro que são ricos em amor e felicidade, e muitos milionários que são pobres de sentimento e levam uma vida infeliz.

Mas vamos saber um pouco mais sobre a origem da expressão “pé rapado”.

pé rapado

O termo “pé-rapado”, segundo o dicionário, é sinônimo de pessoa de origem humilde, pobre. Já era conhecido por volta do século 17 e é usado até hoje. Designava o pobretão, principalmente da zona rural, que andava descalço e por isso era obrigado a raspar (ou rapar) os pés para lhes tirar a lama.

Mas você sabe como a expressão “pé-rapado” surgiu? Não se sabe ao certo quando, mas ela já aparece nos versos que Gregório de Matos dedicou a uma mulata baiana que lhe havia pedido um cruzado para consertar os sapatos, na segunda metade do século XVII:

“Se tens o cruzado, Anica,
Manda tirar os sapatos,
E senão lembra-te o tempo
Que andaste de pé rapado.”

No Brasil, na época do período colonial, as pessoas de mais condições financeiras andavam em cavalos, enquanto as mais pobres geralmente andavam a pé. Como o chão não era pavimentado, era comum haver lama, fazendo com que as pessoas mais humildes sujassem seus pés.

pé rapado

Para diminuir a sujeira de lama nos locais públicos, geralmente eram disponibilizados objetos de ferro, que serviam para que as pessoas esfregassem a sola de seus calçados a fim de retirar a lama.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *