personalidades esportivas
Curiosidades

Conheça personalidades esportivas que são superinteligentes

Eles impressionam no âmbito esportivo com capacidade física e habilidade estratégica. Fora dos campos, quadras, ringues ou mesas, muitos atletas de diferentes modalidades se destacam com inteligência acima da média.

Na escala de David Wechsler, romeno que popularizou em 1939 um teste de avaliação intelectual desenvolvido propriamente para adultos, ele considera a pessoa com resultado de QI acima de 127 como gênio.

Já para a classificação recente de Stanford-Binet, o termo gênio pode ser aplicado para quem tem resultado acima de 160. Em ambos os casos, há algumas personalidades esportivas que ultrapassam essa incrível marca.

MarionBartoli, tênis

Já aposentada, a francesa Bartoli já foi uma tenista de elite e chegou a ocupar a sétima posição do ranking mundial. Seu ápice na carreira veio em 2013, quando venceu o prestigiado título de Wimbledon e logo depois optou por se aposentar.

Photo by Frédéricde Villamin >>> CC-BY-SA-2.0

Além da carreira vitoriosa, Bartoli também é conhecida pela sua alta inteligência. Em 2013, foi divulgado pela imprensa mundial que a ex-tenista tem QI de 175, o que a coloca muito acima da média. Na época que essa notícia se tornou popular, a média dos franceses era de 98 — ou seja, Bartoli estava acima da grande maioria dos seus conterrâneos.

Ryan Fitzpatrick, futebol americano

Ao contrário de Bartoli, o teste de QI de Fitzpatrick não é conhecido publicamente, porém, o atual jogador de futebol americano do TampaBay Buccaneers se destaca em outras frentes.

Veterano de 36 anos, o quarterback é um dos poucos jogadores da história da NFL que foram graduados em Harvard. Formado em Economia, ao ingressar na maior liga de futebol americano do mundo ele realizou o famoso teste Wonderlic — que avalia a capacidade dos atletas de compreender e processar informações. Fitzpatrick conseguiu tirar 48 nesse teste, que é considerada uma das maiores marcas de todos os tempos.

A média do teste Wonderlic é na casa de 20 e o fato de Fitzpatrick ter mais do que duplicado isso é mais uma prova de sua alta inteligência.

Frank Lampard, futebol

Muito conhecido como o camisa 8 que comandava o meio-campo do Chelsea e da Seleção Inglesa, Frank Lampard agora treina o Derby County, da segunda divisão da Inglaterra. Uma das personalidades futebolísticas mais famosas da atual geração, o ex-jogador tem capacidade intelectual acima da média.

personalidades esportivas
Photo by RajasekharanParameswaran >>> CC-BY-SA-3.0

Quando jogava na Premier League, durante muito tempo Lampard foi o único jogador em atividade com qualificação acadêmica em latim e na adolescência conseguiu o certificado de excelência em outras 11 matérias.

Em 2009, Bryan English, então médico do Chelsea, conduziu uma série de testes neurológicos nos jogadores da equipe. Em um dos testes de QI, Lampard se destacou como o principal do time londrino. Na época, English não disse precisamente qual era a marca do meio-campista, mas apontou que ele tirou nota acima de 150.

Fedor Holz, poker

Uma vez reconhecido como um dos melhores competidores do mundo, Fedor Holz tem apenas 25 anos, mas está há tempos na elite das cartas. Um dos principais momentos que inseriu o alemão de vez no topo do esporte mundial veio em 2014, quando o alemão foi o campeão de um grande torneio online chamado WCOOP. Na ocasião, Holz superou competidores de renome para se colocar na elite.

Tanto destaque assim há anos não é surpresa para Holz, que é muito confiante em suas habilidades. Quando mais jovem, o teste de QI do competidor de poker marcou 155, número que o coloca bem acima da média.

O QI acima da média traduz bem o estilo de Holz nas mesas. Considerado um competidor analítico e que prioriza muito o raciocínio matemático em suas decisões, ele é um dos pioneiros no estilo moderno de praticar esse esporte.

Wladimir Klitschko, boxe

Aposentado, Klitschko foi um dos maiores boxeadores de sua geração. Ele chegou a ficar invicto entre 2004 a 2015 e teve 64 vitórias na carreira (com apenas cinco derrotas). O ucraniano é conhecido no mundo todo pela sua incrível trajetória nos ringues, mas também impressiona com o cérebro.

personalidades esportivas
WebSummit >>> CCBY 2.0

Com uma carreira acadêmica impressionante, enquanto ainda estava na ativa lutando boxe, ele conseguiu o PhD em ciência esportiva pela Universidade Nacional de Kiev Taras Shevchenko. Engajado em muitas causas humanitárias, Klitschko é tido como uma das personalidades mais importantes da Ucrânia. Vale citar que seu irmão, Vitali, também ex-boxeador, tem PhD.

Outros jogadores que merecem destaque

A lista não é pequena e não é viável citar todos os atletas de diferentes esportes que têm inteligência acima da média. Entre outros que não podem ficar de fora da menção, estão Mario Balotelli (futebol), Juan Mata (futebol), Shane Battier (basquete), Richard Sherman (futebol americano), Matt Birk (futebol americano) e Simon Mignolet (futebol).

Todos esses atletas mencionados acima, aposentados ou ainda em atividade, conseguem se destacar no mundo esportivo de alto nível e isso não é coincidência, visto que certamente a alta inteligência influencia muito positivamente dentro do campo de atuação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *