8 benefícios do vinho tinto para a saúde


vinho tinto

É interessante saber que o vinho está entre as bebidas alcoólicas mais consumidas em todo o mundo. Embora o artigo de hoje trate especificamente do vinho tinto, é bom saber algumas curiosidades sobre os vinhos:

Uma pesquisa internacional sobre vinhos e destilados da consultoria IWSR mostrou que são consumidas em todo o mundo cerca de 33 bilhões de garrafas de vinho anualmente, e os Estados Unidos são os recordistas nesse quesito.

O surgimento

Segundo enólogos, a bebida surgiu entre os povos que hoje vivem em regiões como Irã e Turquia, aproximadamente em 6.500 a.C. Existem diversas lendas e especulações sobre o surgimento do vinho, mas é provável que a bebida tenha sido descoberta por pura obra do acaso, a partir do processo de fermentação de uvas amassadas, que podem ter sido esquecidas em algum recipiente. Contudo, o cultivo de videiras para a produção da bebida, aconteceria somente com o estabelecimento do homem nômade em pequenos vilarejos.

Barris de carvalho para envelhecimento do vinho
Barris de carvalho para envelhecimento do vinho

Agora que você já sabe um pouco mais sobre vinhos, vamos descobrir 8 benefícios do vinho tinto para a saúde?

Veja também: Cerveja: 8 motivos para beber sem culpa.

Em sua composição, o vinho tinto apresenta o resveratrol que se destaca por ser benéfico ao nosso organismo. É importante destacar que, para que seja benéfico, o consumo da bebida deve ser moderado.

8 benefícios do vinho tinto para a saúde

O consumo de vinho faz parte de diversas culturas há séculos e foi reconhecido como uma importante fonte de nutrientes que fazem bem à saúde.

É claro que o consumo em excesso pode levar a consequências negativas, mas tomar uma ou duas taças por dia fornece ao corpo poderosos antioxidantes, vitaminas e minerais que contribuem para o bem-estar físico e mental.

vinho tinto

O principal composto ativo do vinho tinto é o resveratrol, que protege as células contra os radicais livres e seus efeitos negativos, que aceleram o envelhecimento.

Como se já não bastasse, o consumo moderado de vinho tinto pode trazer outros diversos benefícios para a nossa saúde. Vamos descobrir 8 deles a seguir:

1 – Protege a saúde do cérebro

saúde do cérebro
Reprodução: Melhor com Saúde

A alta concentração de compostos antioxidantes, como o já citado resveratrol, faz com que o vinho tinto ajude a proteger as células cerebrais contra os efeitos do estresse oxidativo. A regeneração de tecidos e a regulação do fluxo sanguíneo para assegurar um processo adequado de oxigenação cerebral, são favorecidas por essas substâncias.

Uma taça de vinho por dia ajuda a reduzir o risco de doenças neurológicas.

2 – Evita a depressão

Vinho evita a depressão
Reprodução: Vinhos de Minha Vida

Pessoas que apresentam episódios depressivos porem sentir um alívio e melhora quando passam a consumir vinho regularmente.

A saudável bebida é um importante estímulo à produção de neurotransmissores, como endorfinas e serotonina, que são conhecidos como hormônios do bem-estar.

3 a 4 taças por semana são capazes de reduzir os problemas relacionados ao humor.

3 – Melhora a saúde bucal

saúde bucal
Reprodução: Melhor com Saúde

O consumo excessivo de vinho pode afetar o esmalte dos dentes, porém, uma quantidade moderada por semana protege dentes e gengivas contra infecções. Os compostos antimicrobianos da bebida são capazes de frear a proliferação de algumas bactérias que habitam a boca e que podem desencadear cáries e gengivite.

Para esses benefícios, umedeça toda a boca e tome a bebida 2 ou 3 vezes por semana.

4 – Melhor a saúde respiratória

Saúde respiratória
Reprodução: Banco da Saúde

Novamente vamos falar do principal composto antioxidante do vinho: o resveratrol. Ele tem a capacidade de criar uma barreira para o sistema respiratório. Dessa forma, contribui para a redução do risco de irritação e doenças causadas por toxinas e agentes externos.

A ação anti-inflamatória e desintoxicante da bebida limpa as passagens respiratórias e controla a produção excessiva de fleuma para evitar a congestão.

Reduza o risco de gripe, resfriados e fortaleça a saúde imunológica tomando uma pequena taça de vinho tinto por dia.

5 – Melhora a saúde cardiovascular

saúde cardiovascular
Reprodução: Melhor com Saúde

A ingestão de bebidas alcoólicas pode ter consequências negativas para a saúde cardiovascular, mas beber vinho moderadamente pode ser muito benéfico. Os poderosos antioxidantes encontrados na bebida impedem a oxidação do colesterol nas artérias, o que evita distúrbios como hipercolesterolemia e aterosclerose.

Homens podem beber até duas taças por dia, já as mulheres, devem consumir uma.

6 – Combate infecções do trato urinário

 

problemas de urina
Reprodução: Lar Natural

A saudável bebida por ser ótima aliada no controle de infecções urinárias.

As qualidades diuréticas de um bom vinho tinto aumentam a eliminação de líquidos e favorecem, com isso, a eliminação das bactérias que crescem nos canais urinários. Além disso, existe um efeito adstringente que melhora a saúde da bexiga, o que evita que ela se inflame por causa de substâncias irritantes ou tóxicas.

Ao sentir sintoma de infecção, tome uma taça por dia.

7 – Aumenta o nível de energia

Mulher bebendo vinho
Reprodução: Melhor com Saúde

Muitas pessoas que sofrem de fadiga matinal podem encontrar na bebida uma dose de energia. Os nutrientes do vinho tinto dão ao corpo um impulso de energia, que melhora o desempenho físico e mental. A bebida causa melhoria na circulação sanguínea, e isso aumenta o transporte de oxigênio em todo o corpo, o que é fundamental para evitar a fadiga.

Quando se sentir fraco ou cansado, experimente beber uma taça de vinho.

8 – Previne o envelhecimento precoce

envelhecimento precoce
Fonte: BRfreepik

O consumo regular do vinho tinto, aliado a um estilo de vida saudável, contribui diretamente para evitar os efeitos do envelhecimento precoce.

Novamente nosso amigo resveratrol! Ele protege as células contra a deterioração causada por toxinas. Dessa forma, reduz os danos em órgãos e tecidos.

Para aproveitar esses efeitos, beba pelo menos 4 taças de vinho por semana.

————————————————-

São inúmeros os benefícios do consumo de vinho para a saúde, mas não se esqueça de que a moderação é muito importante. Tenha hábitos saudáveis como boa alimentação e prática regular de exercícios físicos, aliado a um consumo responsável de vinho tinto para obter todos os benefícios citados no artigo.

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos que são amantes de vinho, e também para aqueles que ainda não descobriram os encantos da bebida.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais: Saúde e Bem-Estar