Saúde e Bem-Estar

Conheça 15 alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

É interessante saber que o excesso de peso pode estar relacionado ao metabolismo lento do organismo. Mais interessante ainda é saber que isso pode ser mudado com alterações no cardápio, exercícios físicos e outras pequenas mudanças no estilo de vida. Vamos saber mais?

As nutricionistas Maria Candida Junqueira Zacharias e, Bruna Navarro, criaram uma lista com 15 alimentos que aceleram o metabolismo e te ajudam a emagrecer, para o site Medidas Perfeitas e vamos compartilhar com você agora.

alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-e-ajudam-a-emagrecer

É importante adicionar à sua dieta alimentos que estimulam a termogênese do corpo, o que contribui para a queima calórica. A seguir você confere a lista com 15 alimentos para acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer:

Maçã

Uma fruta com baixa caloria que contribui para acelerar o metabolismo e a perda de peso.

Água

Além de ajudar na sensação de saciedade (você sente que está satisfeito comendo menos), a água hidrata o corpo e acelera o metabolismo. Beber água ajuda a perder peso, aumenta a energia e melhora a saúde em geral.

Amêndoas

Elas fornecem vitaminas e fibras ao organismo e são um dos alimentos mais indicados pelas nutricionistas. Elas também dão uma sensação de saciedade bem maior que itens como pães e bolachas-biscoitos (não vamos entrar nessa briga, né?).

Chá-verde

A aceleração do metabolismo provocada por este chá acontece por conta dos antioxidantes presentes na bebida. É recomendado começar o dia com uma xícara para iniciar o processo logo pela manhã.

Iogurte de baixas calorias

Pesquisas apontam que o item na dieta ajuda no processo de perda de peso e ainda é rico em cálcio, que também colabora na tarefa.

Frutas vermelhas

Para quem ama doces e pães entre as refeições, as frutas vermelhas são uma ótima opção para a substituição. Elas são ricas em antioxidantes, fibras e possuem baixa caloria.

Salmão

O salmão possui selênio, que tem função similar à vitamina E, ou seja, é um antioxidante que impede a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, fornece ômega 3 ao organismo, um tipo de gordura essencial para manutenção do corpo.

Carnes magras

As proteínas presentes nas carnes levam bastante tempo para serem digeridas, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que o corpo necessite usar mais calorias para a tarefa.

Pimenta

A pimenta é outro alimento que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ela possui substâncias que aceleram o metabolismo. Mas não vale usar os molhos de pimenta industrializados que geralmente são muito calóricos.

Alimentos ricos em vitamina B

Dê atenção especial a ovos, feijões e espinafre. Esses alimentos são ricos em fibras e proteínas, e possuem pouca gordura. Alimentos com concentrações de vitamina B também levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter o corpo satisfeito por mais tempo.

Gengibre

O Gingerol é o responsável pela ação termogênica e aumento do gasto energético do organismo, favorecendo a queima de gordura. O gengibre ainda é anti-inflamatório e pode ser consumido cru em chás, sucos ou para saborear a água. Pode ser usado no tempero de carnes brancas, refogado. Deve ser consumido 3 vezes ao dia.

Canela

É recomendável que se consuma de uma a duas gramas, 2 vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.

A canela atua como termogênico e também auxilia no esvaziamento gástrico, contribuindo para reduzir a fome ao longo do dia. Ela também tem grande ação anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-parasitária. Muito eficaz na candidíase vaginal e oral, úlceras estomacais e na diabetes.

Guaraná em pó

Estudos mostram que guaraná em pó ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, além de possuir cafeína e acelerar o funcionamento do corpo. Adicione duas gramas em sucos e vitaminas de frutas.

Ômega-3

É um poderoso anti-inflamatório e acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, principalmente a odiada gordura abdominal.

Óleo de coco

Estudos apontam que o óleo de coco pode aumentar a termogênese, o que inibe a deposição de gordura. Isso se deve ao fato de que o óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média. Mas cuidado ao consumi-lo! O óleo de coco tem 90% de gorduras saturadas.

————————————————————

Curtiu a lista? Já teve alguma experiência na tentativa de uma dieta mais saudável? Compartilhe sua história com a gente nos comentários.

 






Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *