Curiosidades / Meio Ambiente

Por que o mar é azul?

É interessante saber que olhando para o mar, percebemos que ele pode ter vários tons de azul, mas quando pegamos sua água em um balde, por exemplo, sua água é transparente. Por que será? Vamos descobrir agora!

o-mar-é-azul

Por que o mar é azul? Mas, e quando o mar é verde?

Na maioria das vezes vemos o mar azul, mas ele também pode ser verde ou ter outros tons diferentes.

O mar só reflete a cor azul porque a absorção da luz é seletiva, e quando a luz penetra na água ela absorve o espectro eletromagnético das radiações que correspondem à luz vermelha. “Mas por que azul então?”, você deve estar pensando. O azul é a cor complementar à vermelha, então a que consegue atravessar é o azul. Assim, quanto maior a quantidade de água, mais azulzinha ela vai parecer. Por outro lado, também existe mar verde, não é? É fácil de entender, seguindo o mesmo princípio: se você prestar atenção, nas praias próximas às ilhas e à costa, a água fica mais para verde do que pelo azul. Isso acontece porque existe mais matéria orgânica amarelada, como algas e sedimentos que interferem na reflexão da luz e quando se misturam com o verde forma a cor azul.

Na verdade, dependendo da quantidade e do tipo de partículas que estiverem em suspensão na água, o mar pode apresentar várias cores diferentes. O Mar Negro, por exemplo, que fica entre a Turquia e a Rússia, tem esse nome justamente por causa da presença de bactérias que dão origem a ácidos escuros, que interferem na reflexão da luz. Já o Mar Vermelho, entre a Arábia e a África, tem águas ricas em ferro, mas mesmo assim essa coloração só aparece em alguns pontos. A água também pode ficar marrom em dias de chuva ou de tempestade por causa dos ventos e das correntezas que carregam detritos e reviram o fundo, mexendo a areia e deixado mais sedimentos em suspensão. Apesar de o mar refletir um pouco a cor do céu, ele não é azul por causa dele, mas sim porque a luz azul não é absorvida. Caso contrário o mar deveria ficar branquinho quando o céu está todo nublado, né?

________________________________________________

Com informações de: Instituto Pensi.






Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *