Dicas de Escrita

Vale a pena ou vale à pena? Qual é o correto?

É interessante saber que várias dúvidas de como escrever aparecem e isso é absolutamente normal. Hoje vamos aprender se o correto é vale a pena ou vale à pena. Vejamos:

dúvidas-de-Português

Vale a pena!

A forma correta de escrita da expressão é valer a pena, sem acento indicador de crase. A expressão valer à pena, com acento indicador de crase, está errada. Devemos utilizar a expressão valer a pena sempre que quisermos indicar que alguma coisa foi, é ou será merecedora do sacrifício que foi, é ou será feito, sendo positivo o desfecho da situação. A palavra pena na expressão valer a pena pode ser substituída por palavras sinônimas, como valer o sacrifício, valer o sofrimento, valer o castigo, valer o esforço, valer a dor, valer a espera, valer a condenação, entre outros.

Exemplos:

Vale a pena viajar quase 18 horas de avião para estar com você!

Não valeu a pena nossa dedicação, porque nosso esforço nunca foi reconhecido.

Valerá a pena continuar com esse trabalho?

Saiba mais

Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. Em valer a pena, não há crase porque o verbo valer, sendo um verbo transitivo direto, não exige a preposição a. Assim, na expressão valer a pena, a vogal a se refere apenas ao artigo definido feminino a.

Uma forma fácil de verificar a existência ou não da crase em situações como esta é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino e verificar se haverá ou não a presença da preposição a contraindo com o artigo definido.
Contração da preposição a com artigo definido feminino a: a + a = à
Contração da preposição a com artigo definido masculino o: a + o = ao

______________________________________________

Com informações de Dúvidas Dicio.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *