Saúde e Bem-Estar

Por que ficamos com mais preguiça nos dias quentes?

É interessante saber que dias muito quentes, tão comuns em nosso país, podem provocar algumas reações no nosso organismo. Essas reações dão a sensação de preguiça que costumamos sentir. Vamos saber mais:

sensação-de-preguiça-no-tempo-do-calor

A preguiça nos dias quentes:

Naqueles dias muito quentes,  o organismo procura fazer “ajustes” para retirar o calor do corpo. Estes “ajustes” fazem com que o organismo trabalhe de forma mais lenta, dando a sensação de cansaço e fadiga.

Entenda melhor:

Os principais mecanismos que permitem a dissipação do calor do corpo são a vasodilatação das arteríolas da pele, permitindo que a quantidade de sangue que a ela chega seja aumentada e, assim, há maior liberação de calor do corpo. As glândulas sudoríparas secretam mais suor fazendo com que ocorra evaporação da água, resfriando o corpo. O hormônio antidiurético é liberado em maior quantidade, o que aumenta a absorção de água, pelos rins, e diminui o volume de urina.

Isto é importante porque, na medida em que o organismo se torna capaz de reter mais água no corpo, poderá perdê-la na transpiração. Não podemos também esquecer que alta temperatura e alta umidade do ar intensificam a sensação de mal estar. Para melhorar a situação, tente se refrescar e beber bastante líquido.

________________________________

Com informações de Oi Educa.






Comentários

29 de dezembro de 2020 at 19:21

Nossa nunca parei pra pensar nisso.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *