Curiosidades / Moda

Para que serve o bolso menor da calça jeans?

É interessante saber que existe um bolso menor na maioria das calças jeans que muita gente não sabe pra que serve. Afinal, qual o motivo de existir esse bolsinho nas calças?

pra-que-serve-o-bolso-menor-na-calça-jeans

Levi’s resolveu a dúvida de milhares de pessoas em todo o mundo. Nada melhor que a marca do inventor da calça jeans para falar sobre isso, né?

Segundo a marca, em uma postagem em seu site, o bolso menor na parte da frente da calça jeans era feito, originalmente, para guardar relógios de bolso dos caubóis.

No passado, a peça de roupa mais usada pelas pessoas era fabricada com quatro bolsos. Um ficava na parte de trás, no lado direito e os outros três na frente, incluindo o pequenino bolsinho.

Só anos mais tarde é que a calça ganhou um bolso a mais no lado esquerdo da parte de trás, além de outros bolsos mais arrojados (e em alguns casos bregas) na parte das pernas, nas laterais.

Saiba mais

bolso-menor-na-calça-servia-para-guardar-relógiosLevi Strauss, nasceu na Baviera francesa e chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Começou a confeccionar calças para os mineiros com um tecido de lona marrom, usado pra fazer barracas e cobrir carroças, já que eles precisavam de roupas bem resistentes.

Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Mais tarde abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. Levi trocou a lona pelo “tecido de Nimes”, mais resistente e durável e tingiu-o com índigo. Sua criação foi batizada pelos americanos de denim (corruptela da expressão – de Nimes) e passaram a chamar a calça de Levi’s blue denim ou blue jeans.

Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis associou-se a Levi para patentear um modelo com rebites de cobre nos pontos de maior tensão, a fim de reforçar os bolsos que se rasgavam facilmente. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi’s 501.

Fontes: Fatos Desconhecidos e Levi’s

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *