catastrofização
Comportamento / Saúde e Bem-Estar

Catastrofização, o problema de se pensar sempre na pior hipótese

Cuidar da saúde mental é fundamental para vivermos bem neste mundo cheio de desafios e dificuldades. Algumas situações realmente podem contribuir para o estresse e a ansiedade, mas existe um tipo de pessoa que sofre exageradamente por pensar sempre na pior hipótese. Hoje você vai entender como funciona a catastrofização.

Veja também:

Entenda o que é a Catastrofização

Consideramos como filtros mentais, alguns atalhos de interpretação e análise de nós mesmos, do mundo e do futuro, que são ativados muitas vezes de maneira automática diante dos eventos. Algumas distorções, potencializadas por esses filtros, fazem com que nossa relação com o meio e com o contexto possa ser prejudicada, uma vez que interfere na leitura da situação, tornando-a parcial, e desconsiderando dados da realidade.

A catastrofização é uma distorção de pensamento, em que avaliamos e julgamos eventos do presente ou do futuro como mais impactantes do que realmente são, ou ainda, projetamos sempre o cenário trágico, na tentativa de estarmos preparados para o pior. Tudo isso altera nosso estado emocional e aumenta os níveis de ansiedade e de estresse, interferindo na qualidade de vida e saúde mental.

A vídeo a seguir é do ótimo canal Casule, que traz informações sobre Psicologia, Coach, Nutrição e Fonoaudiologia, de forma leve e acessível. O conteúdo vai nos ajudar a entender e minimizar os efeitos da catastrofização.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *