Ciência / Curiosidades

O que é um Déjà Vu?

É interessante saber que déjà vu é um termo da língua francesa, que significa “já visto”. Déjà vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém que nunca  viu antes.

déjà-vu

Entenda melhor:

Sabe aquela sensação de que já esteve em algum lugar, de que já viu alguém ou de que já viveu uma cena exatamente idêntica ao momento presente? Este é o famoso déjà vu.

De acordo com André Souza, professor de Psicologia Cognitiva, o déjà vu está associado a dois tipos de memória que temos: “Temos uma memória para objetos e outra para como esses objetos estão dispostos. A primeira é muito boa, mas a segunda nem tanto. Com isso, se entramos num local com objetos novos dispostos de uma forma muito parecida com a que já vimos antes, temos a sensação de que é um lugar familiar”.
Segundo André Souza, há um outro tipo de explicação. De acordo com a fisiologia, o déjà vu está ligado à comunicação ou sincronia entre o sistema inconsciente e o sistema consciente.
“Quando existe uma falta de comunicação entre esses dois sistemas, o que pode ser causado por uma espécie de curto-circuito no cérebro, há uma demora da informação sair do inconsciente para o consciente. Esse atraso faz com que a gente tenha a sensação de que aquela situação já aconteceu”, explica André.

Conhece alguém que fala muito sobre déjà vu mas nunca soube explicar o motivo? Compartilhe este post!

___________________________________________________

Com informações de: Globo Ciência e Significados.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *