segurança no trabalho
Curiosidades

Quais EPIs usar durante a manutenção de um gerador de energia?

Conheça a lista de principais equipamentos de segurança utilizados durante a manutenção de geradores.

Como sabemos, a manutenção regular e preventiva dos geradores de energia aumenta sua expectativa de vida e reduz a chance de uma grande pane. Pensando nisso, é importante inspecionar e fazer a manutenção de seu gerador para garantir que ele funcionará corretamente quando for preciso.

Dependendo do tamanho e do tipo de combustível (gasolina, diesel ou mesmo combustível alternativo) do gerador, a manutenção e a frequência do serviço podem variar. 

No entanto, antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental contar com os equipamentos de segurança adequados para a situação. E é exatamente sobre isso que falaremos hoje. Leia o texto até o final e confira!

O que é um EPI?

Equipamento de Proteção Individual (EPI) refere-se aos itens normalmente usados por um trabalhador para fornecer sua proteção contra riscos ocupacionais. 

A depender da tarefa a ser executada, os EPIs usados na indústria de energia elétrica são os óculos de segurança, protetores faciais, capacetes, sapatos de segurança, luvas isolantes (borracha) com protetores de couro, mangas isolantes e roupas resistentes a chamas.

EPIs adicionais, como equipamentos de proteção contra quedas, respiradores e luvas resistentes a produtos químicos ou cortantes, podem ser necessários.

A melhor maneira de manter os colaboradores protegidos contra riscos elétricos é implementar políticas e procedimentos que reduzam ou eliminem os riscos de acidentes de trabalho.

No entanto, cabe lembrar que nem sempre tais medidas de proteção são 100% eficazes, mas, ainda assim, com o uso dos EPIs qualquer pessoa que trabalhe com ou próximo a equipamentos elétricos poderá estar a salvo de acidentes importunos.  

EPIs para serviços elétricos

A seguir estão alguns dos tipos de EPIs usados ​​em atividades que envolvam eletrecidade e como eles podem manter seu local de trabalho mais seguro.

Luvas isoladas: elas evitarão que a eletricidade chegue às suas mãos caso haja um fio exposto, curto-circuito ou outro problema.

Esteira isolada: a esteira isolada colocará uma camada protetora entre o colaborador e o chão. Isso é útil ao trabalhar em quadros de distribuição, transformadores e outras áreas de alta tensão. Pode ajudar a evitar que a eletricidade suba do chão para o corpo do indivíduo, bem como elimina um caminho para a eletricidade viajar pelo corpo e sair para o chão.

Escadas isoladas: elas não transmitem eletricidade para a pessoa que as está usando. Se uma escada de metal normal tocar acidentalmente um fio elétrico energizado, isso pode ser devastador. Com a escada isolada, isso não ocorre.

Bastão de Salvamento: no caso de alguém ser eletrocutado, as pessoas ficarão tentadas a correr para salvá-lo. Infelizmente, isso só fará com que eles também sejam eletrocutados. Ter um bastão de salvamento presente permitirá que as pessoas nas áreas puxem a vítima para um local seguro ou a afastem da fonte de eletricidade.

Detectores de tensão: mesmo após a remoção de uma fonte de alimentação, ainda pode haver eletricidade em um sistema por causa dos capacitores. Um detector de tensão mostrará o nível de eletricidade em um determinado sistema no momento atual, para que os funcionários não comecem a trabalhar por engano em um sistema até que toda a energia seja eliminada.

Cada peça de equipamento de proteção individual será classificada para diferentes níveis de corrente elétrica. Quanto mais potente for a eletricidade, mais isolado ou protegido o equipamento deve ser para manter os funcionários seguros.

Usar o EPI errado pode ser tão perigoso, ou até mais perigoso, do que não usar nenhum EPI, pois isso pode dar uma falsa sensação de segurança. Certifique-se de ter o equipamento adequado para obter os melhores resultados possíveis.

Dicas de Manutenção

Aqui estão cinco dicas de segurança importantes para se ter em mente ao operar grupos geradores industriais.

1 – Sempre siga as instruções do fabricante

Operar um grupo gerador não é o momento de “improvisar”. Cumpra sempre as recomendações e instruções do fabricante.

Agende reabastecimento e manutenção regular por profissional qualificado. Chame o inspetor imediatamente se você notar qualquer equipamento com defeito ou danificado no grupo gerador.

A manutenção regular garantirá que seu grupo gerador esteja operando com eficiência máxima e durará o máximo possível. Também garante a segurança e dá tempo para a prevenção de acidentes em caso de avarias.

2 – Mantenha a área ao redor do gerador limpa e desobstruída

Um grupo gerador precisa de ventilação adequada para que a fumaça do escapamento possa ser expelida adequadamente.

Os gases de escape emitidos por grupos geradores são gases graves e tóxicos. Alguns, como o monóxido de carbono, podem ser fatais. É de extrema importância que o sistema de exaustão seja instalado corretamente para que possa fornecer um fluxo de ar desobstruído para processar as emissões.

Lembre-se de que o monóxido de carbono é o “assassino silencioso” porque você não pode vê-lo ou cheirá-lo. Se você começar a sentir sinais de desmaio, tontura ou outra sintoma, vá imediatamente para o ar fresco.

3 – Tome todas as precauções elétricas adequadas

Ao instalar ou fazer a manutenção do gerador, certifique-se de que todas as fontes de voltagem, cabos da bateria e outros componentes elétricos estejam desligados e desconectados.

O isolamento adequado é fundamental para todos os fios, cabos e terminais. Certifique-se de que são da ampacidade recomendada pelo fabricante.

Nunca permita que a água entre em contato com equipamentos elétricos, pois há risco de choque elétrico.

4 – Não fume

Fumar perto de um gerador é extremamente perigoso e pode causar uma explosão potencialmente fatal.

Nunca fume próximo aos sistemas de combustível, pois eles usam materiais que podem pegar fogo facilmente. Sempre desligue o gerador e deixe o motor esfriar antes de fazer contato ou reabastecer. Mantenha um extintor de incêndio por perto em caso de emergência.

5 – Sempre use equipamento de proteção

Como você viu, contar com os EPIs adequados é essencial ao trabalhar com um gerador. Evite usar joias, roupas largas ou outros itens obstrutivos. Use cabelo comprido amarrado para trás ou em um chapéu.

Nunca trabalhe em um gerador sozinho. Um parceiro garantirá que as medidas de segurança estejam sendo tomadas e atuará como um par extra de olhos para olhar para qualquer perigo potencial.

Se preferir, conte com um fornecedor especializado no aluguel de geradores. Dessa forma você não precisará se preocupar com a manutenção dos equipamentos. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *