Discípulos e Apóstolos, qual é a diferença?
Uma pegunta muito comum entre religiosos e até mesmo ateus é a seguinte: qual a diferença entre discípulos e Apóstolos? Várias passagens do Evangelho mostram pessoas que seguiam Jesus Cristo. Alguns chamados de discípulos, outros de Apóstolos. O Missionário Redentorista Pe. João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois e essa dúvida será resolvida a seguir.
Qual é a diferença entre discípulos e Apóstolos?
“Discípulo significa ‘aquele que aprende’; e Apóstolo ‘aquele que é enviado’”.
De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos. Mas, nem todos os discípulos são reconhecidos como Apóstolos. “Quando Jesus chamou as pessoas para colaborar com a Sua missão, antes de tudo, Jesus chamou as pessoas para estar com Ele, isto é, para ser Seus discípulos e aprender de Jesus aquilo que Ele era, a Sua mensagem”, ressaltou Pe. João Paulo.
A história da salvação conta que, por onde Jesus passava, os discípulos iam se juntando a Ele. Os discípulos que receberam a missão de seguir são os Apóstolos. “Os discípulos são um grupo mais aberto, mais extenso, que perpassa todo o Evangelho, pessoas que iam seguindo Jesus. Enquanto que os Apóstolos, nós, tecnicamente reconhecemos aqueles Doze que, inicialmente, Jesus chamou para começar a Sua missão”, concluiu o padre.