mesa de fim de ano
Curiosidades

6 dicas para arrasar na mesa de fim de ano

Confira as melhores dicas para decorar a sua mesa de jantar nos feriados de fim de ano.

O natal e o réveillon são feriados preferidos de muita gente, pois com eles temos uma interação maior com nossos familiares, a troca de presente e, claro, uma mesa com um grande banquete para se comemorar!

Graças a esse clima de união podemos revigorar nossas energias e também tirar um tempinho do nosso dia para decorar nossa casa, o que pode tornar esses momentos ainda mais felizes.

Quem nunca ficou animado em montar sua árvore de natal ao lembrar da infância? Os enfeites natalinos têm este poder de trazer as mais gratas recordações dos momentos felizes em família.

Pinheiros, meias, presentes, bolas e luzes são os principais elementos para contemplar o clima de fim de ano e, também, de novas metas para um novo ano.

decoração de fim de ano
Decoração de fim de ano. Fonte da imagem Pexels.

O momento mais aguardado talvez seja a ceia de natal, no qual a família toda se reúne e divide um delicioso jantar.

É nessa época também que as pessoas querem planejar uma organização na casa digna de clima natalino. Seja na sala ou na mesa de jantar, a decoração não pode ficar de fora.

No réveillon também as famílias podem se unir para outra ceia e comemorar a chegada de um novo ano.

Mas enquanto a mesa de jantar? Também existe uma maneira de decorá-la? A resposta é SIM! Muitas pessoas utilizam alguns utensílios que podem ser muito úteis na hora de deixar a mesa mais temática.

A seguir confira 6 dicas para deixar sua mesa ainda mais bonita!

1 – Aposte em toalhas temáticas e arranjos de mesa

Se tem algo que pode ajudar e muito na decoração de uma mesa de jantar são suas toalhas, sejam elas coloridas, listradas, com bolinhas, desenhos etc.

Além das toalhas temáticas, apostar em toalhas com cores neutras e de cores tradicionais para o natal.

Pense bem na paleta de cores para compor a mesa. Aposte nas cores que são mais utilizadas nesta época do ano como vermelho, dourado e verde!

Já os arranjos podem dar um estilo a mais à mesa, juntamente com a toalha. Alguns deles podem ser feitos em casa mesmo, como utilizar potes de vidro para compor velas e em volta, adicionar pequenos ramos.

A luz em cima da mesa são fundamentais para uma boa decoração de mesa. O uso não somente de velas em potes, mas investir em candelabros, pode ser uma ótima opção para dar um toque a mais no visual.

Os detalhes da decoração da mesa sempre farão uma grande diferença no final, mas lembre-se de organizar o espaço da mesa com a quantidade de louças que serão postas.

2 – Objetos

Apoiadores de talheres, porta-guardanapos e peças temáticas decorativas: tudo isso ajuda na composição da mesa!

Harmonizar os objetos entre si também dão uma composição visual agradável e muito atrativa aos olhos: como utilizar talheres com cabos de bambu, por exemplo, pois eles harmonizam perfeitamente com jogos americanos de palhas (uma vez que as cores são parecidas).

3 – Louças

No caso das louças, é importante ter um cuidado a mais. Quanto mais detalhada for, mais cuidado deve-se ter na hora de compor a mesa.

O interessante é apostar em louças que tenham cores mais neutras, já que essas cores combinam com tudo e não será um problema harmonizá-las com a composição da decoração da mesa.

A louça de cor branca é outra ótima opção para quem quer apostar em porcelanas ou cerâmicas.

4 – Flores

Os arranjos de flores podem dar um toque aconchegante e muito convidativo à mesa de jantar.

Existem flores específicas que ornamentam a mesa e tornam o clima mais agradável, leve e de bom gosto.

Lembrando que é necessário ter cuidado com flores muito aromáticas, uma vez que elas podem interferir na harmonização dos pratos.

5 – Comidas

As comidas tradicionais de fim de ano também ajudam a deixar a mesa visualmente bonita, a depender do clima festivo.

Algumas comidas que não podem faltar na mesa são pratos com peixes (como o bacalhau), o famoso peru e, é claro, as uvas passas, que geralmente vão no arroz branco.

Já as sobremesas tradicionais são postas na mesa como pudim e o famoso pavê, que é um prato cheio para degustar após a grande ceia.

6 – Taças, copos e as bebidas

Os copos e taças utilizados também são importantes na hora de decorar a mesa de fim de ano.

Por se tratar de um jantar (ou almoço) festivo, é bom evitar que os materiais das taças e dos copos sejam de plástico ou de acrílico, já que eles podem interferir até mesmo no sabor da bebida servida.

Existem alguns tipos de taças e copos para bebidas específicas, por exemplo: a taça de vinho tinto se difere da taça do vinho branco.

Os vinhos tintos necessitam de uma quantidade a mais de oxigênio para liberar mais aroma e sabor.

Essa taça possui um bojo mais largo, diferente da de vinho branco que é uma taça mais curta, pois é importante que haja o mínimo possível de trocas de calor com o ambiente.

A taça de degustação conta com um formato ISO, formato esse que permite a degustação de vinhos. O desenho da boca é estreita e contém haste curta, o que possibilita oxigenação do líquido e retenção dos aromas.

Já a taça de gin possui uma haste longa e um bojo arredondado e largo, o que garante um comportamento de todos os ingredientes de um coquetel que utiliza gin e água tônica, além é claro dos botânicos e do gelo.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *