Curiosidades / Meio Ambiente

Descubra qual é a maior árvore do mundo

É interessante saber que sem as árvores, não estaríamos aqui. Elas são essenciais para o equilíbrio ecológico e a vida no planeta. Mas qual é a maior árvore do mundo?

Eucaliptos gigantes australianos.
Eucaliptos gigantes australianos.

As maiores árvores do mundo eram os eucaliptos gigantes australianos (Eucalyptus regnans), como os da foto acima. Árvores enormes que, com o tempo, foram destruídas pelo desmatamento. Hoje, os que sobreviveram à exploração madeireira e aos incêndios florestais não passam dos 100 metros (ah, só 100 metros?).

A maior árvore do mundo já registrada

100 metros é considerado pouco para os eucaliptos gigantes de hoje pois em 1872, o geógrafo William Ferguson, enviado pelo coroa britânica, mediu um eucalipto já caído. Tinha incríveis 132 metros de altura. Mas seu topo estava quebrado em um ponto com ainda um metro de diâmetro. Calcula-se que, quando inteira, a árvore chegava a 152 metros!

A maior árvore do mundo ainda de pé

Hoje, o título pertence às sequóias americanas. Elas são uma das atrações do mundo natural na Califórnia. A campeã atual é uma sequóia batizada de Hyperion, que fica nos Estados Unidos. Tem 115 metros de altura. Só foi descoberta e medida em 2006.

A maior árvore do mundo atualmente. Sequóia batizada de Hyperion.
A maior árvore do mundo atualmente. Sequóia batizada de Hyperion.

A história dessa aventura (para saber o tamanho, é preciso escalar a árvore e soltar uma fita métrica lá de cima) está no livro “As árvores gigantes”, do jornalista americano Richard Preston (Editora Rocco).

___________________________________________________

Com informações de: Hypescience e Época.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

31 de outubro de 2018 at 12:43

Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *