Exortação
Dicas de Escrita

O que significa a palavra exortação?

Descobrir o significado de novas palavras enriquece o nosso vocabulário e melhora nossa experiência de interpretação em vários cenários. É muito bom se deparar com uma palavra não muito comum e conseguir entender o seu significado, não é mesmo? Hoje vamos descobrir o significado da palavra exortação. Você sabe?

Veja também: Uma lista com pronomes de tratamento para você não ter mais dúvidas.

Exortação

É um substantivo feminino, que significa um aviso com o intuito de chamar a atenção, avisar, advertir. Também pode ser um conselho.

[Por Extensão] Texto ou palavra que busca reformar e melhorar costumes, atos ou opiniões: exortação apostólica.

[Jurídico] Apelo do juiz para os jurados, pedindo que eles decidam tendo em conta a sua própria consciência, seus valores morais e as leis da justiça.Ação ou efeito de exortar, encorajar, estimular e incitar; estímulo.

Etimologia (origem da palavra exortação). Do latim ehhortatìo.onis.

Saiba mais

exortar
Fonte: Dicio

Sinônimos para exortação

Exortação é sinônimo de: admoestação, advertência, alocução, aviso, conselho, convite, prática,rogo, súplica, estímulo

Definição de Exortação

Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: e-xor-ta-ção
Plural: exortações

Conteúdo com informações de Dicio.

————————————————

Essa dúvida me ocorreu ao ler um texto religioso que visava aconselhar, ensinar, persuadir, conduzir à ação. É interessante notar como cada palavra pode adquirir um significado novo a cada contexto.

Exortação na religião

No âmbito religioso, essa palavra pode ser usada em um sentido bem objetivo e o texto a seguir deixa muito claro como o dom de exortar pode ser utilizado. Quem possui o dom, é capaz de aconselhar, incentivar, levar à agir aqueles que precisam de apoio, e muito mais.

exortação

É normal ler um texto e perceber alguma palavra ou expressão que não conhecemos. Nessa hora é importante fazer uma pequena pausa e pesquisar o significado do termo para uma leitura mais enriquecedora.

Tem alguma dúvida ou gostaria de ver alguma explicação mais detalhada sobre qualquer assunto? Deixe seu comentário no fim deste artigo.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *