Curiosidades

Veja quais são os 10 trens mais rápidos do mundo

É interessante saber que os trens são um eficiente meio de transporte para cargas e passageiros. Sua invenção coincidiu com o forte aceleramento e crescimento industrial de grandes nações como Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos. Antes dos trens, as viagens demoravam semanas e até meses. Depois dos trens, essas mesmas viagens passaram a durar algumas horas e, no máximo, alguns poucos dias. Eles foram uma verdadeira revolução no transporte em todo o mundo.

Mesmo depois do avanço da tecnologia e da invenção do avião, o trem ainda tem enorme importância no transporte de pessoas e cargas em todo o mundo. No artigo de hoje você conhecerá os 10 trens mais velozes do mundo. Acompanhe:

TSHR 700T

O TSHR 700T faz a viagem entre as cidades de Taipei e Kaohsiung, em Taiwan. Ele percorre esta distância em 4 horas, a uma velocidade de até 300 km/h. Aproximadamente 3,4 bilhões de dólares foram gastos para produzir os primeiros 30 trens dessa linha.

ETR Frecciarossa

Essa linha cobre um importante trecho da Itália, que foi reformado e seus trens foram trocados por unidades mais modernas que atingem até 300 km/h. Os trens são equipados por modernos climatizadores e um avançado sistema de silenciamento, assim como assentos ergonômicos que proporcionam grande conforto aos passageiros. Belas paisagens com muito conforto e eficiência aguardam os passageiros dessa linha.

TGV Duplex

8 anos foram necessários para criar o TVG Duplex. Ele possui 512 lugares divididos em dois andares e é feito em alumínio leve. O trem é utilizado em linhas que saem de Paris para outras cidades da França, como Lyon e Bordeaux, a uma velocidade de 300 km/h.

Alstom Euroduplex

Este trem começou a rodar em 2011 e é o único de sua série com cabine dupla que consegue atingir a impressionante velocidade de 320 km/h e transportar até 1.020 passageiros. Impressionante, não? Ele é encontrado em linhas na Alemanha, França, Suíça e Luxemburgo.

320E5 Series Shinkansen Kayabusa

 

Este é o trem mais rápido do Japão, inaugurado em 2011 e que chega a até 320 km/h. A grande curiosidade é o seu grande “nariz” na ponta, criado especificamente para reduzir ruídos, principalmente ao cruzar túneis.

Talgo (T350)

Com o apelido de “O Pato”, este trem com formato curioso viaja de Barcelona ou Madri para Valladolid, na Espanha, a uma velocidade de 350 km/h.

Siemens Velaro E/AVS 103

Ele é considerado o quarto trem mais rápido do mundo e faz o trajeto de Madri para Barcelona, de 621 quilômetros. É o mais rápido da Espanha, atingindo 350 km/h, sendo que já atingiu 403 km/h, tendo sua velocidade reduzida por questões de segurança.

AVG Italo

É considerado o trem mais moderno da Europa e começou a circular em 2012, na Itália, fazendo o trajeto Nápoles-Roma-Florença-Milão-Bolonha. Além da incrível velocidade de 360 km/h, tem assentos muito confortáveis, baixa manutenção, eficiente sistema de energia e ótimas cabines que proporcionam uma viagem tranquila e silenciosa.

Harmony CRH 380E

Neste trem, no percurso entre Xangai e Pequim, o percurso que era feito em 10 horas, passou a ser realizado em apenas 3 horas, pois a máquina atinge uma incrível velocidade de 380 km/h. Foram necessários quatro anos e meio para criar o trem, ao custo de nada menos que 17 bilhões de dólares.

Transrapid de Xangai

O percurso entre a cidade de Xangai até o aeroporto da cidade leva apenas 7 minutos e 20 segundos, graças ao espetacular Maglev. O mais impressionante é que este trem usa ímãs para levitar sobre os trilhos, o que reduz a fricção e aumenta a velocidade, que chega a 430 quilômetros por hora, sendo então o trem mais rápido do mundo! Você teria coragem de fazer essa viagem?

Conteúdo extra. Conheça o Hyperloop

Em 2013, Elon Musk, CEO da Tesla Motors iniciou os planos de revolucionar o transporte ferroviário com o Hyperloop. Formado por cápsulas pressurizadas, ele roda em um sistema à vácuo, transportando materiais de carga e passageiros a uma surpreendente velocidade que pretende atingir entre 962 e 1.220 km/h.

Assista um vídeo de uma competição de desenvolvedores:

Saiba mais no site da empresa SapaceX.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments



28 de março de 2019 at 02:27

Obrigado por compartilhar! Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *