Saúde e Bem-Estar

10 dicas para acabar com diversos desconfortos no seu corpo

É interessante saber que cuidar de nossa saúde e bem-estar interfere diretamente em nossa qualidade de vida. Curiosamente, nem sempre temos controle total sobre diversas funções do nosso corpo. Alguns fenômenos naturais nos pegam de surpresa de vez em quando, e justamente em momentos inadequados, causando um desconforto físico e até mesmo social. Para te ajudar a lidar com diversos desconfortos no seu corpo, separamos 10 dicas práticas e fáceis. Confira:

Dor de cabeça

Desenvolver qualquer tarefa rotineira quando estamos com uma dor de cabeça persistente é praticamente impossível. Livre-se dela com o método a seguir, mas atenção: pessoas com problemas cardíacos ou qualquer outro tipo de enfermidade nos vasos sanguíneos não devem realizar a prática.

Coloque suas mãos na água fria por alguns minutos e tente mantê-las o máximo que puder. Se ficar frio demais para você, retire-as da água e então seque com uma toalha até sentir uma leve sensação de queimação na pele, e logo vai perceber como a sua dor de cabeça some milagrosamente. Este método é chamado de “terapia fria”, e está baseado no fato de que o estresse causado pelas flutuações da temperatura no corpo aumenta a pressão arterial. Dessa forma, as veias se expandem e alivia incômodos físicos, como dor de cabeça.

Ronco

É realmente muito difícil dormir ao lado de um parceiro que ronca. Além de prejudicar a vida conjugal, o ronco pode ser totalmente inconveniente na hora de dormir na casa de parentes e amigos. Hoje, existem diversos tipos de tratamentos para acabar com o ronco, mas há um método muito fácil que você pode testar antes de procurar um especialista.

Tudo o que você precisa fazer é tentar não dormir de barriga para cima, e sim de lado, preferencialmente do lado esquerdo. A explicação é simples: dormir de barriga para cima faz com que a língua caia de volta à garganta, bloqueando parcialmente a via aérea. Dormir de lado evita que isso acontece e pode evitar o ronco. Interessante não?

Riso descontrolado

Dizem por aí que “rir é o melhor remédio” e isso já foi comprovado pela medicina e pela ciência. Por outro lado, rir em momentos inapropriados pode ser um hábito totalmente prejudicial à nossa vida social.

Se você sentir que a risada está prestes a sair em uma situação desagradável, tente se beliscar ou morder sua língua (mas sem força) em ambos os lados da boca para que seus lábios tenham dificuldade em se mover para rir na hora errada.

Acne

Os adolescentes são quem mais sofrem com aquelas pequenas espinhas avermelhadas que surgem na pele, especialmente no rosto. A acne incomoda e muitos pensam que banho quente ajuda na situação, mas é justamente o contrário. Os banhos frios são a solução mais eficaz, porque a água fria ajuda a fechar os poros, e ainda ajuda muito mais na nutrição da pele. Se você não tem coragem de tomar uma chuveirada fria, então tome seu banho quentinho e deixe para lavar o rosto por último com água fria.

Azia

Toda a nossa noite de sono pode ser arruinada quando acordamos com azia, que é um problema muito comum. Ela acontece não só por causa do que comemos, mas também por causa da posição que dormimos.  Especialistas descobriram que dormir do lado direito do corpo aumenta significativamente as chances de refluxo, que causa o desenvolvimento de azia. Portanto, tudo o que você precisa fazer para se livrar desse problema e evitar a azia é dormir do lado esquerdo, o que pode reduzir a chance de azia e até mesmo outros problemas digestivos. É claro que se os problemas persistirem, um médico deverá ser consultado.

Dores em geral

Dores agudas imediatas podem ocorrer quando pisamos em um brinquedo ou batemos o dedinho na quina do pé da mesa, por exemplo. A solução pode parecer um pouco estranha, mas é usada por muita gente e já foi cientificamente comprovada.

Basta falar alguma maldição. Em um estudo, os pesquisadores pediram aos participantes que mergulhassem as mãos em água bem gelada pelo maior tempo possível. Verificou-se que aqueles que expressaram seu sofrimento diversas vezes foram os que mais suportaram manter as mãos dentro da água gelada. Faz sentido?

Chorar

O choro é uma reação emocional necessária que nos liberta de muitas emoções que estão acumuladas dentro de nós. Mesmo assim, muitas vezes acaba sendo incômodo e inapropriado, e um choro muito prolongado pode causar desconforto para quem chora e para quem está por perto. Se você sentir que está prestes a chorar e quer interromper isso antes que as lágrimas comecem a cair, tente abrir os olhos e evite piscar o máximo que puder até sentir que o choro não vai vir. Enquanto seus olhos estiverem bem abertos, evite mexer a cabeça.

Soluço

O soluço é um dos fenômenos naturais mais desconfortáveis que existem e podem surgir do nada.  Esses pequenos movimentos no estômago, que produzem sons incontroláveis que saem da boca, podem ser persistentes, mesmo usando métodos tradicionais que já conhecemos, como prender a respiração ou beber um copo d’água. Neste caso, uma ótima solução é adoçar sua vida: basta engolir uma colher de chá de açúcar. Isso vai parar o soluço rapidamente. Os grãos de açúcar regulam e acalmam os impulsos nervosos que causam convulsões e cólicas, os mesmos que levam ao surgimento do soluço. Então, nada de sustos ou colar papel na testa, viu?

Vertigem

Sabe aquela sensação de que tudo está girando ao redor, mesmo quando estamos parados? É a vertigem, que pode vir acompanhada de vômitos, náuseas, transpiração ou dificuldade para se locomover. Para aliviar esses sintomas ou até mesmo acabar com a vertigem, feche os olhos e coloque as pontas dos dedos nos ouvidos, e mova-os para cima, para a frente e para baixo. Esse movimento constante ajuda a regular a pressão intracraniana na cabeça, acabando com essa desagradável sensação de vertigem.

Náusea

A náusea também é um grande desconforto que pode ser persistente e durar o dia todo. Existem diversos métodos para acabar com esse problema, mas um deles é particularmente eficaz. Quando a náusea surgir, pressione um ponto na parte interna do braço a 2,5 centímetros da extremidade inferior da mão. Massageie esse ponto por dois minutos, e você vai sentir um alívio em alguns minutos.

————————————————————————

Curtiu as dicas? Compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários no fim da página.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *