Receitas e Culinária

10 passos para um churrasco gourmet de qualidade

É interessante saber que, seguindo um roteiro, é possível realizar um delicioso churrasco gourmet em casa. Vamos aprender?

 

Cortes de carne (Foto: Vamos Receber)
Cortes de carne (Foto: Vamos Receber)

o The Butcher, casa de carnes premium de São Paulo, ensinou na Vogue, 10 passos essenciais para preparar um churrasco gourmet. Veja as sugestões:

1. Quantidade de carne

Em qualquer tipo de churrasco, existem vários perfis de convidados. Por esse motivo, decidir a quantidade de carne para um churrasco pode parecer uma tarefa complicada. Para que não exista nenhum tipo de situação chata, como faltar carne ou desperdício, calculamos uma média de 400g de carne por adulto e a metade disso para crianças.

2. Qualidade da carne

Primeiro de tudo, é muito importante procurar estabelecimentos confiáveis para a compra de carne. Em um churrasco, a qualidade deve sempre falar mais alto que a quantidade. As carnes frescas apresentam uma tonalidade mais avermelhada, apresentando muito mais sabor.

3. Tipos de carnes

Vários cortes são indicados para churrasco, podendo variar pela preferência dos convidados ou a quantidade a ser servida. Como existem várias faixas de preços entre os cortes, grandes quantidades podem ficar inviáveis pelo valor. Os cortes mais famosos são picanha, maminha, fraldinha, ancho e chorizo.

4. Acompanhamentos

Para acompanhar o churrasco é ideal que se utilize alimentos frescos para que harmonizem com a qualidade da carne. Farofa, maionese, vinagrete e salada verde fazem muito sucesso.

5. Temperos

O tempero mais utilizado nos churrascos é o sal grosso. Para não fazer feio e mascarar o sabor da carne, o ideal é colocar o sal 10 minutos antes de levar a carne à grelha. Outra dica é bater a carne na grelha para retirar o excesso de sal.

6. Acender a churrasqueira

Essa é uma etapa que exige muita atenção. Procure não utilizar produtos como o querosene, pois, além de serem muito inflamáveis, podem liberar algumas toxinas na carne, alterando cheiro e sabor. Carvão e um pouco de álcool já são suficientes para criar uma brasa satisfatória.

7. Tempo na churrasqueira

O tempo da carne na churrasqueira pode variar de acordo com o corte e a espessura da carne. Para bifes mais finos, o tempo aproximado é de 8 minutos para cada lado. Já peças maiores demoram cerca de 45 minutos para chegar ao ponto ideal.

8. Utensílios necessários

Para servir um bom churrasco, basicamente é necessário uma tábua, pegador e uma faca com bom corte. Evite furar a carne para que ela não perca a suculência.

9. Como servir

Primeiramente, sirva as entradas como linguiças, frango e coração. Depois, comece a servir as peças principais do churrasco. O tempo pode variar de acordo com o ponto da carne escolhido. Carnes gordurosas devem ser retiradas apenas na hora de servir, para garantir o melhor sabor.

10. Sobremesas

Frutas leves são ótimas opções para sobremesa em um churrasco. Algumas marcas já produzem algumas opções como o pão doce de churrasqueira. Tome cuidado para não servir algo muito pesado!

_______________________________________

The Butcher: rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros. Tel. (11) 3032-5053.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *