Curiosidades / Turismo

Conheça a mais linda cidade da Suíça!

É interessante saber que a Suíça não está entre os primeiros países para se visitar que vem à cabeça do brasileiro. O país possui características e sabores da Itália, França e Alemanha. Mas para conhecer um pouco de tudo que existe na Suíça, a cidade mais indicada é Lucerna!

Lucerna, na Suíça
Lucerna, na Suíça

A cidade da cultura, Lucerna, é considerada “síntese da Suíça”. Sua localização privilegiada  às margens do Lago Lucerna com ruas estreitas e floridas  e a abundância de prédios históricos  fazem da cidade um lugar distinto e atraente, principalmente pela organização e limpeza.

Mesmo com muitas  atrações no comércio, com destaque para lojas de souvenir e relógios, muitos moradores de Lucerna trabalham em Zurique que fica a apenas 45 km de distância.

Um cenário digno de filme!

A atmosfera às margens do lago e as montanhas  Rigi, Pilatus e Stanserhorn, tornam Lucerna o destino preferido de muitos grupos de turismo e turistas individuais que percorrem a Suíça central porque lá tem de tudo que se  encontra na  geografia, cultura e arquitetura suíça: lago com a mais extensa navegação da Europa, cuja viagem pelo interior dá um panorama fantástico dos Alpes; rio que  atravessa o centro histórico, montanhas à vista, prédios com arquitetura fantástica, e o que é muito apreciado é que você pode andar com muita tranquilidade visto que a Suíça tem uma das menores taxas de criminalidade de todos os países industrializados.

Lucerna não é movida somente pelo turismo, mas recebe anualmente milhares de turistas e é muito fácil de percorrer a pé. Na cidade você encontra pontes cobertas, fontes e construções decoradas com pinturas além de uma natureza exuberante.

Pontos turísticos:

Para conhecer Lucerna você pode optar por fazer um tour pelo Lago Lucerna, um passeio imperdível que leva 50 minutos até Vitznau e Weggis, ou subir o Monte Pilatus por teleférico, ou ainda se aventurar na viagem de trem mais inclinada do planeta (45º). (Você poderá ver fotos de vários pontos magníficos de Lucerna no fim do artigo).

Kapellbrücke (Ponte da Capela) – O marco de Lucerna

A Ponte da Capela (em alemão, “Kapellbrücke”) constitui a peça central da paisagem urbana de Lucerna, sendo considerada uma das mais antigas pontes de madeira cobertas da Europa. Tudo em Lucerna gira em torno do rio e da Ponte da Capela.

No interior da ponte, encontram-se 112 pinturas do século XVII, restauradas do século XX, que retratam a história da cidade. No meio da ponte há a Wasserturm – torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.

Capela  Hofkirche

A cidade conserva prédios modernos e antigas construções históricas, que preservam sua história. A capela  Hofkirche, com suas duas torres pontudas, também são um simbolo de Lucerna! Essa é considerada uma das igrejas mais valiosas da época do renascimento alemão.

Museggmauer

A muralha construída em 1331 está quase totalmente intacta. Das 9 torres apenas 3 estão abertas ao público. De cima de suas torres tem-se uma visão panorâmica da cidade e do lago.

Monumento do Leão Ferido

O monumento do Leão Ferido, esculpido numa rocha, é uma homenagem aos mais de setecentos soldados suíços que morreram defendendo Luís XVI, em 1792, em Paris no Palácio das Tulherias. No jardim Glacier, onde está o leão caído você pode fazer uma viagem de descoberta através de 20 milhões de anos de Luzern, inclusive conhecer “Alhambra”, o corredor de espelhos, uma atração com 90 espelhos além de rochas originárias da Era do Gelo e fósseis de 20 milhões de anos.

O escritor americano Mark Twain elogiou a escultura do leão ferido mortalmente como sendo “a escultura de pedra mais triste e comovente no mundo.”

Centro de Convenções e Cultura de Lucerna (KKL)

Abriga um grande auditório de concertos, um centro de convenções e museu de arte sob seu teto imponente. Em seu auditório ocorrem festivais internacionais de música.

Museu Suíço de Transporte

Outro local muito interessante que vale a pena visitar é o Museu Suíço de Transporte (verkehrshaus.ch), que abriga mais de 3 mil itens em exposição em 20 mil m², que analisam a história do transporte ferroviário, rodoviário, aquaviário e até espacial.

Muitas atrações variadas!

Lucerna está rodeada por muitas montanhas com topos cobertos com neve como o Monte Titlis, a mais impressionante de todas, que oferece neve ou pelo menos gelo o ano inteiro. O acesso a ela por trem leva 45 minutos a Engelberg e mais 45 minutos em vários bondinhos. Em Titlis, você pode viver um monte de experiências inesquecíveis, como rollicking em tubos de neve, snowboard, halfpipe, kicker e trilhas.

Mais perto, mas com neve garantida só no inverno, está o lindo o Monte Pilatus.

Galeria de fotos:

Sem dúvida, um lugar magnífico. Veja fotos de Lucerna e seus pontos turísticos. É só clicar para ampliar:

Fonte: Viajar pelo mundo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *