Ciência / Curiosidades

Quais unhas crescem mais rápido: a das mãos ou a dos pés?

É interessante saber que as unhas das mãos crescem mais rápido do que as dos pés. Vamos descobrir mais curiosidades interessantes sobre nossas unhas?

unhas-das-mãos-e-dos-pés

As unhas dos pés crescem mais devagar, mas ainda não existe uma explicação definitiva para isso. Estudiosos defendem que isso acontece porque a irrigação sanguínea é maior nas mãos, além disso, os movimentos mais contínuos nas mãos ajudam no processo e sem contar que o uso frequente de calçados pressionam aponta dos dedos o que prejudica o crescimento. Faz sentido, né?

Saiba mais:

As unhas das mãos levam cerca de 4 a 6 meses para renovar completamente, enquanto as dos pés precisam de 12 a 18 meses. O crescimento das unhas é resultado do metabolismo de células chamadas queratinócitos. E elas nunca param de crescer, porque nosso corpo está em constante atividade e essas células nunca param de produzir queratina.

Curiosidades sobre as unhas:

  • As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres.
  • As unhas crescem cerca de 3 mm por mês.
  • As unhas dos dedos mais longos crescem mais rapidamente.
  • Se você é destro, as unhas da mão direita crescem mais rápido que as da mão esquerda. E o oposto é válido para os canhotos.
  • As unhas das mãos também irão crescer mais rapidamente durante o verão, durante a gravidez e quando estão se recuperando de um ferimento.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

_______________________________________________

Com informações de Diário de Biologia.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *