Algumas verdades sobre a cor dos olhos
Ciência / Curiosidades / Humor

Algumas verdades sobre a cor dos olhos

De maneira divertida, com um print curioso e engraçado, vamos falar sobre a cor dos olhos. O mais fácil de entender é que a cor dos olhos é uma característica poligênica e é determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Vamos saber mais?

Algumas verdades sobre a cor dos olhos

Algumas verdades sobre a cor dos olhos

É interessante saber que humanos e animais têm muitas variações fenotípicas na cor dos olhos.[ Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuídas a diversos rácios de melanina produzido por melanócitos na íris.

Três elementos principais dentro da íris contribuem para a sua cor: a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris. 

Nos olhos de todas as cores, o epitélio pigmentar da íris contém o pigmento preto, chamado de eumelanina. As variações de cor entre os diferentes tipos de íris são normalmente atribuídos à melanina que existe dentro do estroma da íris. A densidade de células dentro do estroma afeta quanto de luz é absorvida pelo pigmento subjacentes do epitélio.[


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *