benefícios pra saúde que você ganha ao jogar videogames
Curiosidades

10 benefícios pra saúde que você ganha ao jogar videogames

Os jogos de videogames são considerados um grande atrativo para crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. Esses jogos são grandes influenciadores de nossa sociedade, com muitos impactos em nossa cultura e no modo de como nos relacionamos.

Os benefícios para a saúde de uma pessoa que joga videogame são uma verdadeira revolução tecnológica, trazendo também cada vez mais elementos, que são muito realistas aos jogos, misturando a realidade com a ficção, com muitos estudos apontando como esse universo pode alterar algumas ligações cerebrais, sendo um fator para diversas discussões sobre esse assunto.

A saúde por quem joga videogame

Assim como uma atividade física, que pode ajudar a melhorar ou a fortalecer os músculos, os jogos de videogame também exercitam o cérebro, com estímulos que são constantes, o que faz melhorar o desempenho intelectual, desde que, seja jogado com moderação e pela escolha do jogo certo ou saudável, com a idade sendo levada em consideração para os jogos infantis.

O jogo de videogame e o bem-estar mental

Jogar videogame também pode ser muito benéfico para a saúde mental. As pessoas que passam mais de quatro horas jogando por dia relatam que se sentem mais felizes e isso já está sendo apontado em muitos estudos, que estão sendo feitos sobre os muitos benefícios para a saúde e por quem joga o videogame.

Os 10 benefícios para a saúde dos jogadores de videogame

1 – Em primeiro lugar, os videogames melhoram as habilidades sociais, quando os jogadores participam de uma transmissão de jogo que é simultânea, o que pode resultar num desenvolvimento de relacionamentos que são significativos e casuais.

2 – Estimula a leitura, com as crianças necessitando de entender todas as instruções de um texto para jogar, o que pode impulsionar um ato de ler.

3 – O jogo de videogame ensina a seguir regras, com o jogador devendo pensar cuidadosamente antes de fazer qualquer movimento.

4 – Melhora a coordenação motora, com estímulos de imagens e para que sejam seguidos comandos que são específicos, que podem ser benéficos para a aprendizagem de uma nova habilidade e que pode ser, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical.

5 – Jogar videogame pode auxiliar um raciocínio lógico, para uma tomada de decisão que deve ser rápida.

6 – Cria oportunidades profissionais, pela indústria dos jogos e com um grande potencial de crescimento.

7 – Os jogos aproximam pais e filhos, como uma oportunidade que é a de brincadeira, após a correria do dia a dia e para que sejam compartilhados momentos juntos.

8 – Os jogos de videogame podem desenvolver uma capacidade que é de tolerância, perante as frustrações que vem após uma decepção vivenciada, com as perdas nos jogos, ajudando a lidar melhor com isso.

9 – Eles estimulam e melhoram bastante a memória.

10 – Melhora a concentração por demandar mais atenção nos jogos.

Enfim, na era digital, os jogos de videogames geram benefícios diversos à saúde mental e física dos praticantes desse lazer maravilhoso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *