lava louças
Curiosidades

5 Dicas para usar a máquina de lavar louça da melhor forma

O distanciamento social obrigatório fez com que muitas pessoas retornassem às suas cozinhas no dia a dia, tanto em busca por entretenimento, quanto para suprir as necessidades de alimentação diárias da sua família.

O fato é que três refeições diárias, em média, significa que seus utensílios, pratos e copos nunca mais pararão limpos no armário.

Isso significa que você precisa trabalhar enquanto há uma pilha de louças sujas se acumulando na sua bancada. A boa notícia é que uma máquina de lavar louça pode ser sua melhor amiga nesses momentos, fazendo todo o trabalho sujo por você! Então confira a seguir 5 dicas que a equipe do Guia Esperto separou para você tirar o máximo de proveito da sua lava-louças!

1. Carregue sua lava-louça da maneira correta

Sim, existem maneiras erradas de carregar sua máquina. Por este motivo, certifique-se de que todos os itens se encontram nos seus locais recomendados pelo fabricante.

Por exemplo: talheres devem ser bem posicionados na gaveta superior da sua lava-louças de modo com que estejam sempre virados de lado para serem higienizados da forma correta e ao mesmo tempo não acumular água parada ao final da lavagem.

Caso sua lava-louças possua cesta para talheres, cuide para que as colheres fiquem sempre juntas, revezando sua posição de cabeça para baixo e para cima deixando-as espaçadas umas das outras.

Dica bônus: Sempre remova todos resquícios de alimentos sólidos dos seus pratos antes de colocá-los para lavar, o mesmo vale para todos os outros utensílios.

para lavar louças
Fonte da imagem: Pexels.

2. Se a água não alcança, sua louça não vai ficar limpa

A regra é clara! A máquina de lavar louça realiza a lavagem dos seus utensílios por meio de frequentes jatos de água quente.

Portanto, se seu carregamento foi feito de maneira errada, de modo com que um item cubra ou desvie o fluxo de água do outro, suas louças não estarão satisfatoriamente limpas ao final da lavagem.

3. Mantenha a manutenção da sua lava-louça sempre em dia

Sim, ela limpa, mas você precisa limpar ela também. Qualquer máquina de lavar louça funciona melhor quando está bem conservada. Por este motivo, verifique ao menos semanalmente se há resquícios de alimentos grudados em suas paredes e remova-os.

O mesmo deve ser feito com o seu filtro de malha, que deve ser removido e lavado retirando todos resíduos acumulados.

Dica Bônus: Utilize uma pastilha de limpador de máquinas de lavar louça pelo menos uma vez ao mês. Esses limpadores dissolvem sujeiras duras acumuladas nos dutos internos de passagem de água da sua lava-louças, removendo odores e restos de comida acumulados nos canos.

4. Se for acumular, utilize o pré-enxague

O ciclo de pré-enxague é indispensável apenas quando você não irá lavar suas louças imediatamente. Ele impede que o mal cheiro tome conta do interior da máquina e resíduos de alimentos endureçam sobre as louças, comprometendo o resultado na futura lavagem.

5. Nem todos os seus utensílios vão ser lavados por ela

Apesar de ser uma grande ajudante na cozinha, é importante saber que ela não fará tudo por você.

Itens de confeccionados em madeira como tábuas de corte ou talheres com o material no cabo, não poderão ser incluídos na lavagem, por exemplo. Utensílios em ferro fundido também não são indicados para irem à lava-louças.

No geral, itens que são autorizados para serem lavados na lava-louças possuem esta informação em seus rótulos.

Mas, ainda assim, se você não tiver certeza de que o utensílio sobreviverá uma lavagem, na dúvida, é melhor lavá-lo na mão.

E Antes de Comprar…

Gostou das dicas? Para facilitar ainda mais sua pesquisa, visite o site Guia Esperto e confira a matéria completa das 10 Melhores máquinas de lavar louças com a seleção das principais opções mais bem avaliadas por seus compradores para você não errar na escolha!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *