sobrancelhas
Curiosidades

Para que servem as sobrancelhas? Uma informação que é interessante saber

Você já se perguntou para que servem as sobrancelhas? Cada uma delas chega a contar com cerca de 1.100 fios, que possuem reposição natural (a cada dia surgem cerca de dez fios novos para substituir os que caem). Essas informações são interessantes, mas qual a utilidade das sobrancelhas?

Veja também:

Qual a função das sobrancelhas?

É interessante saber que as sobrancelhas servem para a proteção dos olhos. Sem elas, seria muito difícil conseguir permanecer com os olhos abertos durante uma chuva, por exemplo, pois não haveria nada que amparasse qualquer resíduo que desça da cabeça ou da testa (caso do suor).

Os cílios também têm essa função de proteção da visão, mas eles funcionam como uma espécie de ‘vassourinha’ ou um escudo contra qualquer coisa que apareça no ar à nossa volta que possa atingir a região dos olhos, como poeira e pequenos insetos. 

sobrancelhas
Fonte da imagem: Pixabay.

Geralmente, cada sobrancelha possui aproximadamente de 1.100 fios. Desde o nascimento até a queda, esses pelos têm um ciclo de vida de cerca de quatro meses, havendo uma reposição natural. Assim como os cabelos, os fios da sobrancelha também ficam mais ralos quando envelhecemos. O afinamento pode ser causado por tratamentos médicos, alguma deficiência nutricional no organismo (quando faltam vitaminas) ou mudanças hormonais, entre outros fatores. 

A sobrancelha também nos ajuda a comunicar emoções e a compor nosso olhar, sendo um instrumento visível que auxilia na expressão de nossa personalidade.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *