Curiosidades

Descubra o significado curioso do nome de 15 marcas famosas

É interessante saber que, por trás do nome de cada marca, existe uma história e muitas curiosidades. Hoje vamos descobrir o significado do nome de 15 marcas famosas.

significado-dos-nomes-de-marcas-famosas

Convivemos com várias marcas todos os dias por aí, né? Mas nem sempre sabemos o que os nomes delas significam. Venha saber mais:

Canon

canon

A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo. Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio “Canon”.

Lego

Lego

De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg got”, que significa “brinque bem”.

Sony

sony

A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.

Häagen-Dazs

haagen-dazs

A marca de sorvetes tem cara de nórdica, mas é bem americana. De Nova York, mais precisamente. O dono queria um nome que soasse dinamarquês, justamente para transmitir a ideia de uma marca antiga, tradicional, confiável, artesanal, talvez de uma longínqua família europeia. Deu certo.

Yahoo!

yahoo

O nome nasceu como um acrônimo para a expressão em inglês “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como “Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo”). Mas o nome também veio das histórias de “As Viagens de Gulliver”, onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como “violenta, barulhenta, rude”.

Starbucks

starbucks

O nome da rede de cafés tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final). A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro. Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo.

Pepsi

pepsi

O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”). Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19.

Google

google

Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande). Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.

Virgin

virgin

Um colega de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que eles “eram completamente virgens nos negócios”.

Ikea

ikea

Ikea é uma mistura de duas referências: O “i” e o “k” vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad. O “e” e o “a” vem de Elmtaryd e Agunnaryd, os nomes da fazenda e da vila onde ele cresceu.

Blackberry

Blackberry

O nome da companhia foi criado em 1999 depois de verem que os botões do celular pareciam as “bolinhas” da amora preta.

Spotify

Spotify

Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify. Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.

Reebok

Reebok

A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra africâner para um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Tudo a ver com agilidade e corrida.

Skype

Skype

A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”.

Amazon

Amazon

O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética. Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

________________________________________

Com informações de Exame.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *