Praia do Forte
Turismo

Praia do forte: onde paisagens paradisíacas e história caminham juntas

Você já ouviu falar da Polinésia brasileira? Descubra a Praia do forte, o distrito da cidade baiana de Mata de São João que ganhou o carinhoso apelido devido as suas belezas naturais. De fato, toda cidade tem suas curiosidades peculiares, mas Praia do forte, carrega consigo um importante marco da história do país.

Na realidade, praia do forte é o nome de uma praia do distrito de mesmo nome, que fica a cerca de 80 km da capital Salvador. Seu nome remete a um edifício histórico do século do descobrimento do Brasil, o Castelo Garcia D Ávila. Sim, um castelo em pleno território baiano, que hoje nada mais é do que parte de um complexo de preservação histórica nacional, ponto turístico bastante requisitado na região.

A construção consiste em uma casa e a torre fortificada de alvenaria, erguida a fim de suportar ataques de indígenas e corsários do alto mar. Nos dias atuais, a construção deu lugar ao Centro Cultural e Museu Histórico, tombada como patrimônio nacional, aberto à visitação.

A movimentação turística atrai visitantes de todas as partes do Brasil. Não é incomum ver carros alugados com placas de outros estados na entrada do distrito, principalmente de quem viaja em família. Tem se tornado mais comum o aluguel de carros BH, em Sampa, ou Espirito Santo para esse tipo de viagem, o que pode sair mais em conta para quem tem interesse de conhecer todas as praias do litoral de uma só vez, o que dispensa o custo extra das excursões.

Além de roteiros históricos, o que encanta em Praia do Forte são seus belos cenários naturais dignos do que há de melhor do litoral norte baiano. As praias de areia macia e branquinha, são rodeadas por toda a orla de coqueiros e barracas locais. As aguas esverdeadas atraem a atenção de longe, em alguns pontos o mar é translúcido de forma a dar para ver os pés no chão. As piscinas naturais formadas entre os recifes de corais aparecem melhor quando a maré baixa, as águas claras permitem que o banhista curta sem preocupação.

As margens das praias foram surgindo ao longo dos anos os resorts hotéis, grandes complexos construídos para atender o crescimento no turismo local. O luxo e a comodidade a beira mar atraem viajantes que querem aproveitar melhor os dias ensolarados da radiante Praia do Forte sem preocupações. Alguns Resorts oferecem o serviço all inclusive, como é o caso do Iberostar Bahia, com quartos com vista para o mar, spa, piscinas e gastronomia.

Mas para quem prefere se hospedar nas pousadas da vila, há também as suas vantagens. Um bom exemplo disso é o Projeto Tamar, que tem sua sede bem no meio da vila da Praia do Forte. O local oferece a experiência de chegar pertinho dos animais, como as arraias, os tubarões lixa, e claro, das tartarugas marinhas. Tudo isso, fazendo um trabalho cuidadoso de conscientização dos visitantes para a preservação da vida marinha local.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *