Curiosidades

Porque a pele fica roxa quando temos frio?

O sangue contém hemoglobina, uma proteína responsável por transportar oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Enquanto a hemoglobina circula pelo organismo, vai perdendo as moléculas de oxigênio, libertando-as para as células. O oxigênio é, então, utilizado no interior das células para queimar açúcares ou gorduras.

O objetivo é assegurar a respiração celular, produzindo a energia de que o corpo precisa. O sangue ao perder oxigênio torna-se mais escuro e viaja até aos pulmões, de forma a ser novamente oxigenado. Mas a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio é influenciada por diversos fatores. Um deles é a temperatura exterior. Quanto mais frio, mais forte é a ligação da hemoglobina ao oxigênio, e mais difícil é libertar-se dele.

Além disso, as temperaturas mais baixas causam a contração dos vasos sanguíneos, resultando num abrandamento da circulação. E como as mãos, pés, orelhas, nariz e a boca são as partes mais expostas do corpo e têm uma temperatura mais baixa, essas acabam por ser indevidamente oxigenadas.

Enfim, esses tecidos que não são oxigenados de forma adequada ganham um tom mais arroxeado porque o sangue com baixa concentração de oxigênio tem uma cor mais escura. Em condições normais, basta aquecer as áreas arroxeadas para retomar o fluxo normal sanguíneo e a cor normal da pele. Mas é sempre bom ter muita atenção porque se isso não acontecer, procure um médico imediatamente.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *