Hambúrguer-romano
Culinária / Curiosidades

Romanos podem ter sido os inventores do hambúrguer há muito tempo atrás

É interessante saber que, de acordo com um livro do tempo do Império Romano, ir comer algo nos tempos antigos não era muito diferente do que ir à uma lanchonete atual (sem wi-fi e outras mordomias dos tempos modernos, é claro).

Veja também:

Um interessante livro de receitas culinárias da Roma Antiga

Apicius Culinarisé um compêndio de receitas culinárias da Roma antiga, de autoria do gastrônomo Marcus Gavius Apicius (25 a.C. – 37 d.C.), que ficou conhecido a partir de manuscritos organizados por monges de Fulda nos séculos VIII e IX e editados somente no século XIX. Originalmente escrito em latim, as receitas trazem exemplos de outras culinárias além da romana, como a grega por exemplo.

Apicius manuscrito do Mosteiro de Fulda do século IX
Apicius manuscrito do Mosteiro de Fulda do século IX. Fonte: Wikimedia.

Este livro é dividido em 10 volumes com diferentes categorias de refeição e contém receitas que datam do século I, principalmente com uso de ingredientes que estariam disponíveis para as classes mais ricas que viviam em Roma e arredores.

Segundo o Museum Crush, uma das receitas detalhada no livro é um prato chamado “Isicia Omentata”. Mais ou menos como um hambúrguer gourmet atualmente, a isicia omentata é essencialmente um empadão de carne picada com sabor a pinhões, pimenta e um molho à base de peixe chamado garo, e acompanhado por um pão pré-embebido em vinho branco.

Também como ocorre hoje, esta refeição não estaria disponível para as classes mais baixas, embora os trabalhadores romanos costumavam comer em bancas de comida chamadas termopólios, que eram quiosques que serviam pratos prontos no intervalo do almoço.

Isicia omentata

Isicia omentata
Isicia omentata. Fonte da imagem: Thlbess.

Atualmente existem aventuras culinárias que tentam reproduzir essa iguaria romana. Uma delas você pode conferir aqui no Thlbess.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *