Sol artificial
Curiosidades

Conheça o “sol artificial” chinês que alcança 100 milhões de graus

Anunciado por cientistas do Instituto de Ciências Físicas de Hefei, na China, o “sol artificial” é um reator experimental de fusão que alcançou, pela primeira vez, a temperatura de 100 milhões de graus Celsius.

O Experimental Advanced Superconducting Tokamak (EAST) foi apelidado de “sol artificial”, uma vez que replica o processo de geração de energia do sol. Segundo o Instituto, os dados experimentais obtidos estabelecem uma base importante para o desenvolvimento da energia de fusão nuclear limpa, que promete ser uma verdadeira revolução no setor energético. 

Sol artificial na China.
Sol artificial na China.

Ainda foi informado que a China projetou e construiu de forma independente o EAST em 2006. A instalação tem 11 metros de altura, diâmetro de 8 metros e peso de 400 toneladas, e o país é o primeiro no mundo a projetar e desenvolver esse equipamento por conta própria.

Autor

Católico Apostólico Romano, Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Apreciador de quadrinhos, artes e tudo o que pode transformar vidas para melhor. Acredita que fé em Deus, conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um novo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *