loteria
Curiosidades

Conheça fatos mundiais surpreendentes sobre loteria

As notícias sobre loteria geralmente chamam a nossa atenção naquelas ocasiões de acúmulos de prêmios ou nas edições comemorativas, quando ganham destaque na grande mídia pelas somas astronômicas sorteadas. De fato, quem não sonha em ganhar uma quantia milionária e realizar os sonhos de uma vida? Mas nem só os super prêmios rendem histórias interessantes sobre o tema. Existem muitos fatos curiosos, personagens excêntricos e até episódios que parecem verdadeiros milagres de loteria, que valem a pena conhecer, até mesmo para incentivar os menos otimistas a tentar a sorte.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre o assunto:

1. Prepare-se, pois este fato pode despertar em você um pouquinho de inveja. A professora americana Joan R. Ginther, conhecida como “a mulher mais sortuda do mundo”, ganhou quatro vezes na loteria. Não se sabe se isso foi graças às suas habilidades matemáticas, mas a felizarda acumulou uma pequena fortuna em prêmios. O último foi em 2010, no valor de US$ 10 milhões.

créditos: facebook oficial ‘O Discurso do Rei’
Fonte: facebook oficial ‘O Discurso do Rei’

2. Você sabia que no Reino Unido a Loteria Nacional financia produções cinematográficas? Filmes conhecidos do grande público e alguns premiados como ‘O Discurso do Rei’ (2010), ‘Billy Elliot’ (2000) e ‘O Último Rei da Escócia’ (2006) foram feitos com alguma ajuda da “National Lottery”. Ao todo, os filmes financiados com estes recursos ganharam 14 Oscars e 32 BAFTAs.

3. Mega Millions, a popular loteria dos Estados Unidos, teve um ganhador que se tornou o mais famoso da sua história. O iraquiano, sob pseudônimo de M.M., ganhou um jackpot de 6,4 milhões de dólares da Oregon Megabucks, em agosto de 2015, com um bilhete comprado online, em Bagdá. A TheLotter, responsável pelo site, trouxe M.M. do Iraque para os Estados Unidos para receber seu prêmio pessoalmente. Por razões de segurança, também conseguiu garantir uma exceção às regras de divulgação da loteria de Oregon, para que ele permanecesse anônimo.

4. Em 2011, os moradores da cidade de Grañén, localizada na região de Los Monegros, nordeste da Espanha, dividiram um dos principais prêmios da loteria de Natal da Europa. Conhecido como “El Gordo”, o valor de 4 milhões de euros (cerca de 9,7 milhões de reais) foi repartido entre os 1,8 mil habitantes locais, que compraram o bilhete com o número 58.268. Detalhe, o lugar tem dois mil habitantes. Essa loteria de Natal, criada em 1812, segue o método de divisão de prêmios e é comum que pessoas se juntem para um superbolão.

Voltaire
Fonte: pixabay

5. O primeiro ganhador de loteria a ter notoriedade mundial foi Voltaire. O filósofo francês, um dos mais brilhantes do século XVIII, se uniu ao matemático Charles Marie de La Condamine e, juntos, identificaram uma falha na loteria nacional francesa da época. Como o history.com explica: “O governo distribuía enormes prêmios para o concurso a cada mês, mas um erro no cálculo significava que os pagamentos eram maiores do que o valor de todos os bilhetes em circulação. Com isso em mente, Voltaire, La Condamine e um sindicato de outros jogadores conseguiram encurralar o mercado repetidamente e ganhar valores enormes”. Com isso, ele acumulou quase meio milhão de francos, valor que o manteve confortável para se concentrar totalmente em sua escrita.

6. No Reino Unido, um nome está entre as visitas que todos gostariam de receber em casa. Andy Carter, oficial da Loteria Nacional, vai pessoalmente nas casas daqueles que afirmam ser vencedores. Ele verifica suas identidades, examina o bilhete premiado e, assim que recebe autorização de sua organização, transfere o dinheiro para o ganhador. Carter oferece também a opção de apresentar várias organizações financeiras ou especialistas jurídicos, que podem assessorar os investimentos dos felizardos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *