xampu
Curiosidades

Você sabe o significado da palavra xampu (Shampoo)? Veja algumas curiosidades

Com o uso disseminado no mundo inteiro, o xampu ou shampoo (em inglês)
são produtos de higienização para os cabelos que têm,  como seu  principal ingrediente , o Surfactante (um tensoativo). São detergentes, ou seja, têm a capacidade de fazer a interação entre água e óleo-resíduos. Vamos saber mais?

Veja também: A explicação para os cabelos ruivos.

xampu

A palavra xampu data de 1877, e sua origem acredita-se vir da palavra hindi (idioma indiano), chāmpo (चाँपो [tʃãːpoː]) durante o período em que foram colonizados. Isso data de 1762, que significa apertar, amassar, fazer massagem. Durante os estágios iniciais de concepção do xampu, cabeleireiros ingleses aqueceram sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem ao cabelo saúde e aroma.

Outros ingredientes, Surfactante: Opacificantes, Perolizantes, Suavizantes, Estabilizantes, Conservantes, Hidratantes, Nutrientes, Fragrâncias, Silicones e etc.

A escolha, a porcentagem e a forma de produção desses ativos variam muito de uma empresa para outra e faz toda diferença na qualidade final do produto.

Função :

– Promover Limpeza do Couro Cabeludo e Fios

– Abertura de cutícula para preparo de tratamento dos fios

– Promover saúde ao Couro Cabeludo

Desvantagens :

– Pode ser Irritante e alergênico causando diversos tipos de dermatites (prurido, vermelhidão, descamação, edema e dor).

– Acúmulo de Resíduos : Caspas secas

– Piora da Oleosidade

OBS : Procure uma orientação médica antes de escolher seu shampoo. Fará toda diferença se você preza  pela saúde e beleza de seus fios.

Frequência de Uso :

– Depende da situação do couro cabeludo e fio.

– Depende do tipo de shampoo

– Geralmente, seu uso deve ser em dias alternados para os cabelos normais (para ter certeza se o cabelo é normal, é necessário examinar o couro cabeludo e os fios através da vídeodermatoscopia )

– Outras formas : diário, a cada 2 dias e até mesmo a cada 28 dias (no caso de alguns antirresíduos)






Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *