ruivas
Curiosidades

A explicação para os cabelos ruivos

Os ruivos naturais são lindos e a diversidade da aparência humana é o que torna cada um de nós um ser especial. Mas o assunto de hoje é bem curioso. Você sabe como e porquê surgem os cabelos ruivos?

a explicação para os cabelos ruivos

Ficou difícil entender? Vamos por partes:

Durante muito tempo, acreditava-se no consenso do meio científico de que para se ter cabelo vermelho era preciso contar com o gene MC1R, passado tanto pelo pai quanto pela mãe. No entanto, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Edimburgo, descrita como o maior estudo sobre cor de cabelo já realizado, mostrou que são oito os genes determinantes do tom avermelhado nos ruivos. 

A equipe examinou o DNA de cerca de 350 mil pessoas que se cadastraram no Biobanco do Reino Unido. O professor Ian Jackson, da unidade de genética humana do conselho de pesquisa médica da universidade, disse: “Conseguimos usar o poder do Biobanco do Reino Unido, um estudo genético enorme e único de meio milhão de pessoas na Grã-Bretanha, o que nos permitiu encontrar esses efeitos”. O estudo foi publicado no portal Nature Communications.

a explicação para os cabelos ruivos

As evidências foram notadas quando a comparação entre pessoas de cabelo preto e loiro apresentaram oito diferenciações quando comparadas a pessoas de cabelo ruivo. Entre as descobertas, os cientistas viram também que as funções dos genes identificados servem para controlar quando o MC1R liga ou desliga. Diferenças genéticas entre pessoas loiras e morenas também foram descobertas pela equipe, o que soma cerca de 200 genes.

Resolvido o mistério? Compartilhe com seus amigos!


Comentários

Astolfo Antunes
30 de novembro de 2018 at 11:30

O tempo é cruel.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *