Ultima Thule
Ciência

Ultima Thule – conheça o objeto mais distante já explorado

Pode parecer ficção científica mas não é. A sonda sonda New Horizons, da Nasa passou pelo objeto mais distante já explorado e registrou informações importantes. Os sinais confirmaram que a sonda conseguiu sobrevoar, capturar imagens e analisar cientificamente o corpo celeste conhecido como Ultima Thule – que está a cerca de 6,5 ​​bilhões de quilômetros de distância da Terra.

o objeto mais distante já explorado

“A Ultima Thule está finalmente relevando seus segredos”, diz Hal Weaver, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, responsável pela missão.

O corpo celeste tem cerca de 16 quilômetros de comprimento e está localizada no chamado cinturão de Kuiper – composto principalmente por corpos celestes de gelo, remanescentes da formação do Sistema Solar -, além da órbita de Netuno.

Ultima Thule

A sonda New Horizons foi lançada em janeiro de 2006, e já havia feito história em 2015, quando passou pelo planeta-anão Plutão e enviou dados e fotos de volta para a Terra, que foram as informações mais detalhadas conseguidas sobre o planeta.

As imagens coloridas, de baixa resolução, devem chegar e ser divulgadas ao longo dessa semana.

Mas as imagens de alta resolução só devem chegar em fevereiro.

Trajetória da New Horizons

new horizons

A Nasa queria explorar algo além de Plutão e esse objeto era alcançável. Curiosamente, só foi descoberto há quatro anos pelo telescópio Hubble.

Catalogado inicialmente como (486958) 2014 MU69, o corpo celeste recebeu o nome de Ultima Thule com base em uma consulta pública promovida pela Nasa. É um termo em latim que significa algo como “um lugar além do mundo conhecido”.

Muito interessante, não?

Com informações de BBC e G1.






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *