Curiosidades

Conheça a cidade brasileira que está dentro de uma cratera de asteroide

Hoje você vai conhecer a cidade brasileira que está dentro de uma cratera de asteroide. E não é uma cratera qualquer. Trata-se da maior cratera de asteroide na América do Sul. Vamos saber mais sobre esse interessante assunto?

Veja também: 5 curiosidades sobre o mercado de trabalho no exterior.

Conheça a cidade brasileira que está dentro de uma cratera de asteroide

Conheça a cidade brasileira que está dentro de uma cratera de asteroide

E as curiosidades não param por aí. Estudos apontam que o impacto pode ter provocado a maior extinção de vida na Terra – maior, inclusive, que a dos dinossauros. Dá para imaginar?

O impacto com o corpo celeste ocorreu há 250 milhões de anos e causou uma cicatriz de 40 quilômetros de diâmetro – correspondente a uma área de, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros quadrados. Na cratera caberia, por exemplo, a região metropolitana de São Paulo.

A enorme área da colisão do asteroide está dividida entre três cidades de Mato Grosso – onde está localizada 60% da cratera – e três do Estado vizinho, Goiás.

Destruição difícil de imaginar

Estudos apontam que o impacto pode ter provocado a maior extinção de vida na Terra – maior, inclusive, que a dos dinossauros. A colisão teria destruído, imediatamente, tudo o que estava num raio de até 250 quilômetros e, posteriormente, gerado um rápido e fatal aquecimento global, causando tsunamis e terremotos.

“O impacto foi indireto, diferente daquele asteroide que matou os dinossauros. A colisão em Araguainha provocou um sismo enorme, responsável pela liquefação dos sedimentos da Bacia do Paraná, lançando para a atmosfera uma grande quantidade de metano, um gás com poderoso efeito de estufa, 60 vezes maior que o dióxido de carbono”, explica o geólogo norte-americano Eric Tohver, um dos autores dos estudos e professor visitante da Universidade de São Paulo (USP).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *