Turismo

Conheça Lumiar, a Suíça fluminense

É interessante saber que existe um pequeno distrito em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, chamado Lumiar. A localidade é conhecida como a Suiça fluminense. Vamos descobrir por quê?

Lumiar-RJ

Dentro de Nova Friburgo, o distrito de Lumiar carrega consigo um charme inigualável, que o faz ser chamado de Suíça fluminense, junto com a vizinha São Pedro da Serra. Cercada de encantos naturais à beira da Mata Atlântica, é ideal para quem quer tranquilidade e curtir cachoeiras, rios e corredeiras. A vila é repleta de restaurantes, lojinhas e pousadas, com vista para as belas montanhas verdes.

Uma das vistas de Lumiar.
Uma das vistas de Lumiar.

Dados da cidade:

Lumiar é o 5° distrito do município de Nova Friburgo, na região serrana estado do Rio de Janeiro, situando-se a 28 km da sede do município e 150 quilômetros da capital do estado.

Lumiar está localizada na Serra Fluminense a aproximadamente 700 metros de altitude. A altitude explica a temperatura mais agradável no verão e o frio mais intenso no inverno. O belo local Situa-se em área de Mata Atlântica na Reserva Florestal de Macaé de Cima, onde nasce o rio Macaé, que gerou nome ao município de Macaé. Área florestal contínua de 7 mil hectares da Serra do Mar, a 100 km da cidade do Rio de Janeiro, tem altitude entre 880 a 1.720 m. Grande parte desta reserva florestal se localiza na bacia hidrográfica do rio Macaé e seu afluente rio das Flores, cujos vales apresentam uma altitude média de 1.100 m. Este rio nos propicia o surgimento de grande parte das cachoeiras da região através dos vários declives nele localizados. Assim, a tranquilidade das vilas da região de colonização suíça, o clima agradável, as matas e as cachoeiras são os maiores atrativos destes dois lugarejos. Se você curte um clima europeu, vai adorar Lumiar.

poço-feio
Poço Feio, em Lumiar. (imagina se fosse bonito).

A reserva de Macaé de Cima conserva intocada beleza selvagem de mata atlântica. Entre rios, árvores gigantescas, palmeiras, cipós e delicados arbustos, florescem orquídeas e bromélias, e é onde se encontra uma variada Fauna, de macacos, tamanduás, cotias e esquilos. A Reserva tem cerca de 4.699 espécies animais e vegetais, sendo 19 exclusivas da própria reserva. O clima regional é do tipo superúmido, e a temperatura média anual é de 17,9°C, sendo janeiro, fevereiro e março os meses mais quentes, e junho, julho e agosto os meses mais frios.

A região surgiu da ocupação pelos imigrantes das margens do rio Macaé e seus afluentes. Lumiar era uma fazenda do nobre francês Felipe de Roure, que deu este nome por causa da vila em que nasceu sua esposa Michaella d’Abreu, em Portugal.

Lumiar e São Pedro da Serra são duas vilas que se completam oferecendo ao visitante inúmeras opções de lazer. De beleza natural impressionante, com ambiente florestal intocado, são dotadas de inúmeras belezas naturais, como as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e extensas regiões de Mata Atlântica preservada. Piscinas naturais, mais de 30 trilhas para serem percorridas de jipe, moto, bicicleta ou a pé, oferecendo ao visitante esportes de canoagem, mountain biking, trekking e escalada. Sem dúvida, um passeio completo com opções para todos os gostos.

Atrações e pontos turísticos:

São várias cachoreiras e trilhas: o Encontro dos Rios Macaé e Bonito; o Poço do Alemão; a Pedra Riscada, melhor caminhada da região, a 1.348m de altitude; o Poço Verde, de águas transparentes, numa clareira circundada por densa vegetação; a Toca da Onça, uma enorme piscina natural de aproximadamente 6 metros de profundidade; a Cachoeira Branca, cercada pela mata atlântica, com muitos poços para mergulhos; a Cachoeira da Boa Vista (Indiana Jones), canyon estreito com pedras formando um escorrega natural; outras cachoeiras, como o Poço Belo e São José.

Indiana-Jones
Cachoeira da Boa Vista (Indiana Jones).

As trilhas de nível médio têm aproximadamente percurso de 9Km em estradas de terra passando por lugarejos, riachos e nascentes, como São Pedro-Bocaina-Benfica; São Pedro-Boa Esperança-Lumiar;São Pedro-Lumiar-Amargoso. São Pedro da Serra dista 5 km de Lumiar, tem seu nome em homenagem ao Imperador D. Pedro I, feita por colonos alemães que chegaram durante seu reinado. Ali foi construído o primeiro templo católico do município. De linhas simples, edificada em uma elevação da vila, em junho ocorre a tradicional festa para o padroeiro, movimentando toda a região.

A praça João Heringer e a Rua Rodrigues Alves são o ponto central de São Pedro da Serra, onde tudo acontece. A tranquilidade das vilas da região de colonização suíça e alemã, o clima agradável, as matas e as cachoeiras são ingredientes mais que atrativos para nos levar a estes dois lugarejos. Lumiar é vizinha ao Distrito de São Pedro da Serra, e também a outros povoados e localidades, tais como Boa Esperança, Toca da Onça, Galdinópolis, Rio Bonito, Cascata, São Romão e Santa Luzia que fazem parte do seu circuito eco-turístico, além da belíssima Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima. Uma bela dica de local para se conhecer.

_________________________________________________

Com informações de Lumiar.net e Quanto Custa Viajar.






Comentários

28 de junho de 2019 at 01:05

Olá Interessantesaber

Gostaria de saber se está precisando de material gráfico ou apenas cotação no momento.

Fazemos impressos para diversos setores, sejam comerciais, promocionais ou didáticos, trabalhando com rapidez e qualidade na produção de impressos simples e coloridos utilizando impressão digital e off-set.

Maiores informações:
http://www.zanettigrafica.com.br ou WhatsApp (11) 39839974 ou vendas@zanettigrafica.com.br

Não tenho interesse neste serviço:
http://www.sairdalista.site?u=https://www.interessantesaber.com.br&c=29305426d5c7160C2834



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *