Curiosidades

Quem inventou o dinheiro?

É interessante saber que couro, peixe seco, sal grosso, pinga, tabaco e muitas outras coisas já foram dinheiro. Para você entender melhor, o  dinheiro como conhecemos hoje é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas). Antigamente, as moedas ou cédulas não existiam e a troca era de mercadorias. Imagine você andando por aí com um peixe, um cavalo ou sal na carteira? Nada prático, né?

dinheiro

Mas quem inventou o dinheiro como ele é hoje?

Essa representação de valor que todo mundo carrega na hoje carteira, foi criada na Grécia antiga, no século VII a.C.  Na época, as primeiras moedas foram pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor. Elas facilitaram o acesso das camadas mais pobres às riquezas, o acúmulo de dinheiro e a coleta de impostos – coisas muito difíceis de fazer quando os valores eram contados em bois ou imóveis.

Já as notas em papel-moeda têm origem um pouco mais confusa: Já existiam cédulas na China do ano 960, mas não se espalharam para outros lugares e caíram em desuso no fim do século XIV. As notas só apareceram na Europa, e daí para o mundo, em 1661, na Suécia.

Com informações de Publish News e do livro Crash, de Alexandre Versignassi.

______________________________________________

O artigo foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *