Conheça melhor a Cidade Maravilhosa: bairros que contam a história do Rio de Janeiro


Além de apreciar as belas paisagens e curtir tudo o que o Rio de Janeiro oferece, que tal conhecer um pouco de sua história ao passear pelos bairros cariocas? Conheça alguns bairros que contam a história do Rio de Janeiro.

O estado carioca é lindo por natureza, mas sua capital é a dona do cartão-postal brasileiro mais popular.

Com 452 anos de fundação, o Rio de Janeiro é uma cidade que atrai turistas de todas as partes do mundo.

São mais de quatro séculos e meio de história e parte dela está separada entre seus bairros mais antigos.

Hoje você vai conhecer os bairros que contam a história do Rio de Janeiro e seu conhecimento sobre a cidade irá muito além do que os museus contam.

Rio de Janeiro

Como tudo começou

Que tal viver um pouco da história da Cidade Maravilhosa? Ao visitar alguns bairros, você vai sentir de perto a trajetória do Rio de Janeiro desde sua fundação.

Fundado em 1565, o município era chamado de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foi batizado como “São Sebastião” em homenagem a Dom Sebastião, rei de Portugal.

Já o nome “Rio de Janeiro” se originou a partir de um engano dos portugueses. Quando chegaram à Baía de Guanabara, acreditaram ser a foz de um rio e isso ocorreu em janeiro de 1502. Assim, você conhece um pouco da história que a Baía de Guanabara traz. Veja o que os bairros guardam!

Bairros que contam a história da capital carioca

A maioria dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro recebeu o nome por influências históricas. Aqui você vai conhecer os bairros que contam um pouco sobre a história da cidade:

1 – Botafogo

Botafogo

Sua história é antiga e pode até ser confundida com a fundação do Rio de Janeiro. Tudo começou com a vinda da Corte portuguesa, em 1808. Em seguida, de bairro rural passou a ser o lugar favorito dos nobres e comerciantes ingleses.

Ele é considerado “história viva” da cidade, já que ainda possui formas que construíram a história do Rio de Janeiro.

2 – Vila Isabel

Vila Isabel

Fundado em 1872, pelo Barão de Drumond, é considerado o primeiro bairro planejado da cidade. Sua área era denominada Fazenda do Macaco e em 1829, D. Pedro I deu de presente à sua noiva Amélia Augusta no dia do casamento.

3 – Urca

Urca

O bairro guarda o ponto inicial da cidade, a Fortaleza de São João. Foi ali que Estácio de Sá ergueu o município assim que desembarcou num trecho da praia entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar.
O local ainda possui as muralhas históricas dos redutos de São Martinho e São Diogo, Praça da Fundação da Cidade e o portal da muralha.

4 – Lapa

Lapa

Conhecido como berço da boemia carioca, o bairro possui arquiteturas históricas, como os Arcos que foram construídos como aqueduto na época do Brasil Colonial.

Além dele, tem também o Aqueduto da Carioca, uma obra arquitetônica com grande importância ao Rio Antigo.
Sem contar que fica na Zona Central do Rio de Janeiro. Aproveite para fazer um tour grátis pelos principais marcos da história carioca que a região oferece.

Você vai adorar conhecer o Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, o Paço Imperial e outros lugares históricos.

5 – Catete

Catete

É um bairro que existe antes dos portugueses chegarem ao Brasil, conforme relatos. Tornou-se importante em 1897, quando foi construído o Palácio do Catete, lugar sede do governo federal.

6 – Glória

Glória

É uma região marcada por combates violentos entre franceses e portugueses quando a França invadiu o Rio de Janeiro no século XVI. Foi ali que, em uma das batalhas, o líder português Estácio de Sá foi ferido por uma flecha, o que o levou à morte.

Seu nome é devido à Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, erguida no século XVIII. Foi nela que o imperador dom Pedro II se batizou.

Gostou de saber um pouco da história de alguns bairros cariocas? Conhece outros que têm história da fundação da cidade? Conte para nós.

Imagens:

Principal: https://pixabay.com/pt/rio-de-janeiro-mar-oceano-aves-979750/

1: https://pixabay.com/pt/rio-de-janeiro-vistas-do-corcovado-1142433/

2: https://br.pinterest.com/pin/494762709040866984/

3: https://pixabay.com/pt/rio-de-janeiro-urca-p%C3%A3o-de-a%C3%A7%C3%BAcar-1681090/

4: https://br.pinterest.com/pin/183873597257323256/

5: https://pixabay.com/pt/pal%C3%A1cio-do-catete-catete-499001/

6: https://pixabay.com/pt/rio-de-janeiro-p%C3%A3o-de-a%C3%A7%C3%BAcar-2879867/

Facebook Comments
Altair Fonseca
Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar:

Veja mais: Curiosidades

Não perca: