O incrível ventilador sem hélices que é 15 vezes mais potente


É interessante saber que em determinadas épocas do ano é praticamente impossível ficar em um ambiente abafado, sem nenhuma refrigeração. Mal estar e tonturas podem acontecer em decorrência do calor intenso. Para amenizar a situação, cada pessoa busca soluções nos mais diversos ambientes. Seja com ar condicionado ou ventilador, o importante é refrescar.

Mas você já imaginou como seria um ventilador sem hélices? E se eu te dissesse que este ventilador existe e é 15 vezes mais potente que um ventilador tradicional? Conheça o Air Multiplier:

ventilador sem hélices
Divulgação/Dyson

 

A empresa britânica Dyson criou um curioso e eficiente ventilador que dispensa o uso das tradicionais pás para refrescar o ambiente. O inovador objeto é capaz de fazer com que o fluxo de ar seja 15 vezes maior.

Batizado de Air Multiplier, o ventilador é em formato de aro vazado e utiliza um mecanismo semelhante a de motores a jato. O fluxo de ar passa por um anel modelado a partir de uma asa de avião, responsável por impulsionar e multiplicar a sua força, fazendo com que até 450 litros de ar por segundo.

O inventor, James Dyson, explica que a pressão puxa o ar de trás e da frente do ventilador fazendo com que se forme uma corrente de ar, que pode ser regulada pelo usuário com um dimmer. O inventor disse, em entrevista ao jornal The New York Times, que o Air Multiplier é mais limpo e causa menos poluição que o ar condicionado, que usa mais energia e gases fluorcarbonetos, prejudiciais ao meio ambiente.

ventilador-sem-hélices2

Dyson também explica que o aparelho possui outras inúmeras vantagens práticas. Sua limpeza é simples, bastando passar um pano ou papel em volta do anel para retirar a sujeira acumulada. Além disso, com a ausência de hélices, não existe mais a preocupação com a possibilidade de crianças machucarem seus dedos.

O ventilador levou quatro anos para ser totalmente desenvolvido, com a realização de centenas de simulações para avaliar e otimizar o anel.

O Air Multiplier possui dois tamanhos: 10 e 12 polegadas. Os modelos possuem um botão que controla o fluxo de ar e podem ser programados para girar. O ventilador pode ainda ser inclinado, bastando apenas empurrar o anel para frente ou para trás. O modelo menor custa 299 dólares, enquanto o maior custa 329 dólares, cerca de dez vezes mais do que os aparelhos comuns. Se compensa? Só testando para saber.

Veja como funciona o Air Multiplier: 

_______________________________

Com informações de Época NegóciosThe New York Times.

Facebook Comments
Altair Fonseca
Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar:

Veja mais: Curiosidades

Não perca: