5 dicas para melhorar a dicção


É interessante saber que muita gente morre de medo de falar em público. Se comunicar bem pode ser decisivo para o sucesso pessoal e profissional e é por isso que qualquer problema nessa área deve ser tratado com atenção. Uma das causas desse temor na hora de se comunicar são os problemas de dicção. Em primeiro lugar, entenda o que é dicção:

substantivo feminino
  1.  
    maneira de articular ou pronunciar palavras; pronúncia, prolação.
    “d. à angolana”
  2.  
    palavra, som ou conjunto de sons articulados que exprimem uma ideia.
Loading...

dicção

Loading...

Agora que você já sabe o que é dicção, vamos te ensinar 5 dicas práticas para melhorar a sua. Problemas na dicção podem ser resolvidos com a correção e o aperfeiçoamento da fala, adquiridos por meio de técnicas fonoaudiólogas que trabalham a respiração e o aquecimento dos músculos faciais, vocais e a língua.

1 – Ouça sua voz gravada

Loading...

Antes de resolver qualquer problema, é necessário saber qual é o problema. Grave sua voz em vários tons e ritmos diferentes. Ouvindo e conhecendo melhor sua fala, fica melhor perceber os pontos que precisam ser melhorados. Quanto mais opções testar e mais trechos ouvir, melhor será o conhecimento sobre sua voz e suas necessidades de melhora.

2 – Pronuncie as consoantes de maneira clara

Com essa simples atividade você já pode começar a melhorar sua dicção. Fale devagar e preste atenção na hora de pronunciar as consoantes com todos os fonemas ditos de forma clara e precisa, sem misturar ou emendar com outras palavras.

Você pode repetir diversas frases, poesias e sons para praticar essas pronúncias. O importante é dedicar um tempo diariamente para isso. Afinal, a prática proporciona a perfeição.

3 – Defina o ritmo ideal de sua fala

O ritmo é determinante para uma boa comunicação. Cada pessoa tem seu tempo e seu jeito ideal de pronunciar cada sílaba. Encontre e pratique seu ritmo ideal e, com calma, você conseguirá se comunicar melhor e com mais clareza.

Sempre que achar necessário, grave novamente sua evolução e seus exercícios.

4 – Relaxe sua voz

Em busca de fala clara e limpa, é necessário realizar exercícios para a voz, com a orientação de um fonoaudiólogo. Em momentos de nervosismo, como em um discurso público, por exemplo, é normal que a nossa voz trave ou acelere, fazendo com que as palavras saiam atropeladas, prejudicando a qualidade e a credibilidade da oratória.

Para evitar o nervosismo, além de respirar fundo e tentar se acalmar, faça um treino de nasalização para relaxar a voz. Veja como é fácil:

Primeiro, bloqueie a entrada de ar, fechando as narinas com os dedos, depois pronuncie o som “hummmm”, como se fosse um zumbido de abelha, com a boca fechada, por mais ou menos um minuto. Pause para respirar e depois repita por mais duas vezes o exercício.

A vibração emitida pelo som ajuda a relaxar as cordas vocais.

5 – Repita os exercícios regularmente

Prática, força de vontade e determinação são fundamentais para que você alcance uma boa dicção.

Vários exercícios trabalham a articulação da língua e dos músculos da boca, ajudando a treinar a pronúncia perfeita de cada sílaba e palavra para melhorar a dicção, como o exercício da caneta ou lápis. Acompanhe:

Primeiro, é preciso travar os lábios com algum objeto (lápis ou uma caneta são ideais), com a ponta de trás posicionada cerca de 1 cm para dentro da boca.

A seguir, leia frases curtas e repita-as várias vezes, sem deixar que a qualidade da pronúncia seja prejudicada durante as repetições. Quando cansar, tire o objeto e treine as frases nos movimentos normais.

Uma boa dica é usar frases que tenham padrões diferentes, como trava-línguas, rimas e frases com sílabas nas quais se tenha mais dificuldade em pronunciar. Assim, você diversifica e aproveita melhor o exercício.

_________________________________

Esperamos que o artigo tenha sido útil. Você pode deixar suas impressões e experiências nos comentários.

Loading...

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais: Curiosidades