Cuidado! Beber café ou chá muito quente pode causar câncer no esôfago.


É interessante saber que a agência especializada em pesquisas de câncer da OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que o ato de beber café ou chá muito quente pode causa câncer de esôfago. Vamos saber mais?

café quente causa câncer

Bebidas consumidas a temperaturas iguais ou superiores a 65ºC provavelmente causam câncer em humanos, informou a Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), em Lyon, na França, cujos trabalhos são referências no assunto.

A explicação

“Estes resultados sugerem que o consumo de bebida muito quente é possivelmente uma das causas do câncer de esôfago e que a temperatura, e não a bebida, é o fator envolvido”, declarou Christopher Wild, diretor da IARC, após uma reavaliação do risco cancerígeno do café, da erva-mate e de outras bebidas quentes comuns. “O tabagismo e o consumo de álcool ainda são as principais causas de câncer no esôfago”, disse Wild.

As bebidas quentes foram classificadas como “provavelmente cancerígenas” com dados limitados e, por isso, não foram classificadas como agentes cancerígenos comprovados.

O café, por si só, não é mais considerado como “provavelmente cancerígeno” após a reavaliação de especialistas com base em mais de mil estudos em humanos e animais.

Conclusão

Não é a bebida que pode causar câncer, mas sim a temperatura em que ela é consumida.

Comente com seu Faceboook:


sobre Altair Fonseca

Publicitário, funcionário público, ilustrador e blogueiro. Altair é apaixonado por quadrinhos, artes, curiosidades e tudo de bom que pode ser apreciado. Acredita que conhecimento, troca de informações e experiências podem ajudar a construir um mundo melhor.

Loading...